Alta estação, férias escolares, pré-carnaval, sol, belas praias e o Centro Histórico atraíram centenas de pessoas para a Capital paraibana vindas de diversos estados brasileiros e de outros países nesse primeiro trimestre de 2023. Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Secretaria de Turismo (Setur-JP) da Prefeitura de João Pessoa registraram um aumento de 30% comparado a média dos demais meses do ano.
No final do ano de 2022, a cidade de João Pessoa figurou no ranking das 10 cidades mais buscadas do País, de acordo com levantamento feito em dezembro pela Decolar – empresa de viagens líder da América Latina – sobre destinos nacionais mais procurados para hospedagem nas férias do mês de janeiro.
Segundo Shirley Oliveira, coordenadora dos CATs, essa projeção se confirmou e a média de duas mil pessoas nos CATs por mês, registrada no ano de 2022 saltou para cerca de 2.600 nos meses de janeiro, fevereiro e março. “Esse aumento na média inclui o mês de dezembro entre os meses em que a demanda de turistas é grande na cidade e o mês de março já vai registrando uma redução”.
Pesquisa – Nos CATs as equipes repassam informações sobre diversas atividades de opção de lazer na cidade como passeios, bares, restaurantes, hotéis, pousadas entre outras. A Setur também aplica uma pesquisa para traçar o perfil do turista que visita à cidade de João Pessoa. “De acordo com nossa pesquisa, o local mais visitado é o Centro Histórico e as praias. Os pedidos mais comuns são sobre a localização de pontos turísticos e locais para alimentação”, ressaltou Shirley Oliveira.
Os visitantes e a população em geral contam com quatro pontos fixos e em uma unidade móvel de atendimento da Secretaria de Turismo, além de uma linha telefônica (83 – 98160-8403) e links nas redes sociais – @visite.joaopessoa – e no site da Prefeitura (http://joaopessoa.pb.gov.br).
Os quatro pontos fixos estão situados na Orla de Tambaú; no Centro Histórico (na Igreja de São Francisco); Bosque dos Sonhos (ao lado do Farol do Cabo Branco, ponto extremo oriental das Américas) e no Mercado de Artesanato Paraibano (MAP).
A Setur conta, ainda, com o atendimento volante que funciona em um veículo (van) que circula diariamente nas áreas de maior potencial turístico da Capital, a exemplo do Busto de Tamandaré, Centro Histórico e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, popularmente conhecido como Bica.
Polos extras – Segundo a coordenadora dos CATs, Shirley Oliveira, durante o período de alta estação e férias escolares a Setur trabalhou, também, com pontos de atendimentos extras. Eles foram instalados no Polo da Lagoa do Parque Solon de Lucena, Centro da cidade, e no Polo do Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco.
CATs – Horários de funcionamento:
Centro Cultural São Francisco – terça a sábado das 9h às 16h e aos domingos, das 9h às 15h;
Bosque dos Sonhos – 9h às 17h – todos os dias;
Tambaú – 9h às 21h – segunda a sexta e 9h às 19h e sábado/domingo e feriado;
Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) – das 9h às 18h domingo a domingo;
Unidade volante – circula no Centro Histórico e Busto de Tamandaré manhã e à tarde e no Parque Arruda Câmara nos finais de semana.
O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…
Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…