O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem realizando um processo de formação com os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde da Família do Distrito V (UBSFs). As atividades se estenderão até o final do próximo mês de agosto.
Segundo a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior, a ação consiste em um Processo Formativo com os profissionais das UBSFs, onde estes recebem informações sobre diversas temáticas voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores. O trabalho está sendo desenvolvido pelos estagiários da Unidade Acadêmica de Psicologia (UFCG), e supervisionado pela assistente social deste Centro, Maria Gloriete da Silva Paulo.
O Processo Formativo, conforme informou Maria Gloriete, atenderá 23 equipes de saúde, sendo que a cada semana serão formadas seis equipes. As atividades estão sendo realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos dois turnos. Dez unidades já foram visitadas, com a participação de mais de 100 profissionais.
“Estes profissionais estavam precisando de um momento igual a esse, em decorrência do processo de trabalho estressante que realizam cotidianamente. Esse trabalho contribui para que a saúde mental seja ainda mais comprometida em algumas situações”, enfatizou a assistente social do Centro.
Redação com Codecom/CG