Categorias: Paraíba

CG é escolhida para sediar projeto-piloto envolvendo Microsoft

PUBLICIDADE

Referência nacional em políticas públicas de Assistência Social, Campina Grande foi escolhida pelo Ministério da Cidadania como a primeira cidade do país para implementar uma parceria com o governo federal, a empresa Microsoft e a Província de Salta, na Argentina, para o desenvolvimento de tecnologia de monitoramento de programas sociais voltados ao desenvolvimento infantil.

O objetivo é transferir experiências e ferramentas para a implementação de inteligência artificial que apoiem melhorias no atendimento do programa social brasileiro que beneficia crianças de até três anos, integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes.

Nesse sentido, a cidade receberá, na manhã desta quarta-feira, 25, a visita do ministro da Primeira Infância da Província de Salta, Carlos Abeleira, de uma equipe da Microsoft e comitiva do Ministério da Cidadania.

Uma reunião, marcada para ter início às 9h no auditório do Ipsem, no bairro Jardim Tavares, aprofundará as discussões para o projeto-piloto a ser desenvolvido em Campina Grande, como resultado já da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica ocorrido na última segunda-feira (23), em Brasília.

Eva: orgulho e responsabilidade

Para a secretária Eva Gouveia, da Semas, a escolha de Campina Grande como primeira cidade brasileira a aplicar a parceria não é apenas motivo de orgulho, mas de elevada responsabilidade. Eva destaca os avanços alcançados na gestão do prefeito Romero Rodrigues em dois programas apontados pelo Ministério da Cidadania como referências nacionais: o Criança Feliz e o Centro Dia.

A comitiva, que já cumpriu durante dois dias agenda em Brasília, irá capacitar visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz em Campina Grande e testará a ferramenta estrangeira na coleta de dados. Depois disso, as informações serão avaliadas em conjunto.

O Brasil é o quinto país da América Latina que recebe a experiência do sistema de monitoramento desenvolvido na Argentina para avaliar as condições de vida de crianças.

O cruzamento de dados permitirá prever possíveis vulnerabilidades, antecipando informações para evitá-las. O Projeto Horus, como é chamado, já está sendo utilizado há cinco anos na província do país vizinho e apresenta informações detalhadas sobre a real situação de cada pessoa entrevistada pelos visitadores.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem 5º melhor desempenho entre as capitais brasileiras com geração de 41 mil postos de trabalho

João Pessoa registrou um saldo positivo de 1.164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo…

7 de setembro de 2024

Tudo dentro da lei: Justiça Eleitoral descarta material de campanha irregular de Cícero

A Justiça Eleitoral da Paraíba foi levada a fazer uma averiguação de denúncia vazia e…

7 de setembro de 2024

Vice-governador participa  de desfile cívico-militar da Independência do Brasil em JP

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã deste sábado (7), do tradicional desfile cívico-militar de…

7 de setembro de 2024

Motociclista morre ao ser arremessado contra caminhão-tanque no viaduto das Três Lagoas, em JP

Um motociclista de 36 anos morreu na manhã deste sábado (7) após um grave acidente…

7 de setembro de 2024

Mídia nacional traça perfil de Hugo Motta e o aponta como próximo todos

Uma reportagem do Infomoney, divulgada nesta semana, trouxe um perfil de quem é o paraibano…

7 de setembro de 2024

Paraíba sob alerta de vendaval: Inmet emite aviso para ventos fortes neste sábado

Neste sábado (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial…

7 de setembro de 2024