Auto de Natal de Campina começa a ser encenado a partir de hoje
Tem início neste domingo, 20, no Parque do Povo, a partir das 19h30, o Auto de Natal promovido pela Prefeitura de Campina Grande, que vai contar, até o dia 26, a história do nascimento de Jesus e o seu sofrimento para salvar o mundo do pecado. O evento foi criado com a finalidade de oferecer à comunidade campinense um mega evento artístico-cultural, agregando elementos de lazer, entretenimento e religiosidade.
A abertura contará com as presenças do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, bem como da Secretária de Estado da Interiorização, Ana Cláudia Vital do Rêgo (na condição de apoiador do Auto), do deputado federal Vital Filho, que conseguiu recursos para o evento, dentre outras autoridades.
A produção é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e é um dos pontos altos da programação do Natal dos Sonhos, patrocinada pela Prefeitura. Segundo o secretário Flávio Romero, o Natal dos Sonhos tem como objetivo maior mudar o aspecto da cidade a cada final de ano, agregando elementos de luz e de cenografia, de tal forma que a comunidade tenha oportunidade de entretenimento e lazer.
O espetáculo deste ano deixou de lado o enfoque da cultura popular e adotou um estilo mais “naturalista”, trazendo de volta uma cenografia, música e figurinos mais tradicionais. Numa das versões anteriores, o enfoque da cultura popular era tão presente que o espetáculo começava com a chegada de uma trupe mambembe, vinda da Feira de Campina Grande.
Em comum com versões anteriores, o “Auto de Natal” terá uma combinação de música, dança e encenação teatral. Estão sendo montados quatro palcos no Parque do povo e mais um tablado no Centro Cultural, para permitir a criação das várias cenas e dos efeitos especiais que serão utilizados e mais de uma hora de espetáculo.
Dentro do espetáculo estão incluídos o teatro de sombras e o realismo fantástico. Tudo com o objetivo de surpreender o público com cenas de aparição, fogo e outros efeitos que remetem a época em que Jesus nasceu.
O texto e a direção são do dramaturgo Álvaro Fernandes. Segundo Alana Fernandes, diretora do Teatro Municipal Severino Cabral e produtora do espetáculo, a pesquisa musical da trilha do “Auto de Natal” foi de Beto Piller e Álvaro Fernandes. A assistência de produção é do ator Francisco Oliveira e a iluminação de Napoleão Gutemberg. Os figurinos são de Sérgio Nascimento e os cenários de Renato Barros.
O Auto do Natal trará uma mensagem de fé, paz, esperança e solidariedade, oferecendo ao público a história universal do nascimento de Jesus. O texto de Álvaro Fernandes tem inspiração nos evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. O espetáculo reúne cerca de 60 pessoas, entre atores, bailarinos, técnicos e figurantes, todos de Campina Grande.
PROGRAMAÇÃO – Na abertura oficial do “Auto do Natal”, no próximo domingo, 20/12, se apresentarão, a partir das 19h30, o grupo Anjos do Cariri e a Filarmônica Epitácio Pessoa. No dia 21/12, às 19h, a Filarmônica Epitácio Pessoa iniciará as apresentações, seguida pelo Pastoril Comunitário AIC e o Coral da AEMP.
No dia 22/12, às 19h, a Filarmônica Epitácio Pessoa abrirá a programação. Em seguida se apresentarão o grupo Átrios de Louvor, o Coral Pastor Sílvio Silvestre Igreja Assembléia de Deus. No dia 23/12, próxima quarta-feira, estão previstos as apresentações da Filarmônica Epitácio Pessoa e a Orquestra e Coro José Cláudio.
Na véspera e no dia de Natal, dia 24 e 25/12, as únicas apresentações ficarão por conta da Filarmônica Epitácio Pessoa. O encerramento da programação acontecerá no dia 26/12, quando além da Filarmônica também se apresentará o Pastoril do Projeto Imagine, do bairro do Tambor.
Assessoria