A Paraíba o tempo todo  |

CG pode ter colapso no sistema de abastecimento de água

 Com percentual de chuvas muito abaixo do esperado no período, o reservatório Epitácio Pessoa, corre o risco de colapso total. Dados oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado mostram que desde 2004 esse é o pior ano do Açude de Boqueirão, que está com 32% de sua capacidade total, segundo a última medição realizada esta semana. O açude, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, amanheceu hoje com 131.755.531 milhões de metros cúbicos, o que representa os 32%de sua capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.
 

O mês em curso é importante porque as precipitações pluviométricas na região onde está localizada a bacia hidrográfica do manancial ocorrem justamente neste período. Nos anos de 2004, 2005, 2008 e 2011, no mês de abril, a represa estava transbordando, com mais de 100% da quantidade de água que consegue armazenar.

Nos anos de 2006, 2007, 2009, 2010 e 2012, o reservatório estava com reservas entre 80% e 90% dos seus 411 milhões de metros cúbicos. Há um ano Boqueirão tinha 51,8% do volume total, o que acendeu a luz amarela na cabeça dos competentes pesquisadores da área na Universidade Federal de Campina Grande. O reservatório localizado em Boqueirão abastece 27 cidades.

Mesmo com as últimas chuvas caídas na Paraíba, Boqueirão ainda não recebeu água suficiente para garantir o abastecimento as populações que dependem do reservatório. O açude chega a perder até 2 centímetro de água por dia devido a evaporação e o consumo. “É muito importante usar população ter a consciência de que precisa usar a água de forma racional” alertou o engenheiro da AESA Isnaldo Cândido.

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe