Campina Grande estará sediando até a próxima quarta-feira, 15, o III Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), cuja temática será “Arvores como políticas públicas – Inserção nas cidades nordestinas”. O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), está acontecendo nos auditórios da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e do Colégio Alfredo Dantas, integrando as comemorações dos 150 anos de emancipação política do município.
Durante o Encontro Nordestino de Arborização Urbana, serão debatidas temáticas relacionadas ao fortalecimento da arboricultura, em contribuição à melhoria da cobertura verde de nossa cidade e região. Segundo a engenheira Denise de Sena, coordenadora da Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesuma), um dos objetivos do encontro é promover a sensibilização do poder público e da sociedade sobre a importância de conservar e ampliar as áreas verdes existentes na zona urbana. “São propostas que envolvem a implantação de políticas públicas voltadas à formação, recuperação e manutenção dessas áreas verdes”, disse.
Outros temas em destaque são a recuperação e preservação de matas ciliares; aspectos gerais na locação das árvores urbanas; arborização urbana brasileira; arborização urbana como políticas públicas; viveiros em arborização urbana; paisagismo e arborização urbana – educação e legislação ambiental; manejo na arborização urbana; paisagismo e arborização urbana e impactos na arborização urbana.
Nesta segunda-feira à tarde aconteceram as palestras “Legislação Aplicada à Arborização Urbana”, com o presidente da OAB/PB, Vital Bezerra Lopez, e “Aspectos Gerais na Locação das Árvores Urbanas”, com Edilton Rodrigues Nóbrega, secretário municipal de Meio Ambiente de João Pessoa.
Na terça-feira, 14, às 8h, no auditório da Fiep, o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Geraldo Nobre Cavalcanti, apresentará painel sobre o tema “Arborização Urbana Brasileira”. E na quarta-feira pela manhã, 15, no auditório do Colégio Alfredo Dantas, a coordenadora de Meio Ambiente do Município, Denise de Sena, apresentará o projeto “Minha Árvore”, da Prefeitura de Campina Grande.
O projeto “Minha Árvore” foi lançado em junho deste ano, com o objetivo de promover o plantio de mudas nas ruas e avenidas do município, além de ampliar ações voltadas à educação ambiental. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Sesuma e Secretaria Municipal de Educação.
Outras palestras apresentadas durante o Enau serão: Situação da Arborização Urbana Brasileira; Arborização, Qualidade Ambiental e Turismo; Jardim Botânico e Áreas Verdes de Campina Grande; Arborização Urbana como Políticas Públicas; Arborização Urbana como Ferramenta de Sustentabilidade em Políticas Públicas Transversais.
Ascom
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, manifestou sua insatisfação com as decisões judiciais que…
Apesar de ser uma das figuras de maior destaque no evento de lançamento do pacote…
O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Túlio Nogueira, será empossado…
Uma eventual candidatura do cantor Gusttavo Lima à sucessão presidencial em 2026 é avaliada como…
Viajar de avião já é uma realidade acessível para milhares de aposentados brasileiros. Em cinco…
Na manhã desta segunda-feira (6), o Corpo de Bombeiros registrou um incêndio em uma lanchonete…