Mais um passo foi dado no diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e o município de Campina Grande, no que diz respeito ao projeto de requalificação do antigo Cine Capitólio, localizado no centro da cidade. É que nesta segunda-feira, 20, técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) se reuniram com a coordenadoria de Arquitetura do órgão estadual e apresentaram um estudo preliminar de um novo projeto que está sendo desenhado para o espaço.
O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento, através do secretário-executivo, Túlio Duda Paz, e da gerente de Projetos Arquitetônicos e Desenho Urbano, Aida Pontes, e contempla as diretrizes técnicas das leis do patrimônio histórico. Este poderá ser o primeiro a ser aprovado após o tombamento do Cine Capitólio como Patrimônio Histórico do Iphaep e poderá resolver a celeuma que dura mais de duas décadas, além de resgatar o local para a posse do município.
O secretário-executivo Túlio Duda disse que o projeto, que está sendo pensado para revitalizar o antigo cinema, baseia-se no resgate às origens, com a utilização pública e educacional, e espaço para exibição de filmes, mas também utilização de tecnologia, especialmente nas estruturas metálicas que deverão compor o espaço.
“Foi um encontro extremamente positivo e posso falar até histórico, pois, se pensarmos, durante 20 anos a Prefeitura de Campina Grande tenta desenvolver um projeto de revitalização do Cine Capitólio e não conseguia, por várias questões, e agora estamos conseguindo, finalmente, passar as fases. Hoje temos o Iphaep como parceiro, graças ao diálogo e a atuação da Seplan dentro de cada processo”, disse Túlio.
O projeto ainda não está em sua versão final e poderá passar por modificações apontadas, durante a reunião, pela coordenadora de Arquitetura do Iphaep, Gabriela Oliveira Lima, e pelo chefe de Divisão de Projetos e Revitalização, Pablo da Fonseca Guedes, além de outras modificações e atualizações que poderão surgir dentro do processo de desenho arquitetônico realizado na Seplan. Porém, para a coordenadora Gabriela o estudo preliminar agradou muito ao Instituto.
“A primeira notícia que tivemos quando a equipe da Seplan chegou foi de que o Cine Capitólio iria voltar ao seu uso original e isso foi recebido com grande satisfação. Acredito que da mesma forma que foi prazeroso para o Iphaep saber que o Capitólio vai voltar a reexibir filmes, também será para população de Campina Grande, porque o espaço continuará sendo de uso público. Ainda não chegamos a uma solução final, mas à nível de anteprojeto o que foi mostrado e o que está sendo discutido atendem bem aos interesses da Prefeitura, com relação ao uso final, e também às questões patrimoniais, não somente com relação à conservação da estrutura física, do que foi o Cine, como também à nossa Legislação. Então, nesse sentido, está tudo caminhando em consonância para que, finalmente, tenhamos um desfecho favorável e saudável”, disse Gabriela.
O secretário Felix Neto recebeu a informação do resultado da reunião com muita alegria e disse que a execução da obra poderá ser realizada com recursos do município, através da Secretaria de Educação, porém o diálogo ainda está sendo afinado entre as pastas. Aprovada a possibilidade, o prefeito Bruno Cunha Lima deverá divulgar o projeto em breve.
Da equipe da Seplan, participaram da reunião no Iphaep: Túlio Duda Paz; Ainda Pontes e Erik Brito, diretor do Patrimônio Histórico de Campina Grande. Por parte do órgão estadual, Gabriela Lima e Pablo da Fonseca.
PB Agora