Categorias: Paraíba

CG: Seplan apresenta ao Iphaep anteprojeto de revitalização do antigo Cine Capitólio

PUBLICIDADE

Mais um passo foi dado no diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e o município de Campina Grande, no que diz respeito ao projeto de requalificação do antigo Cine Capitólio, localizado no centro da cidade. É que nesta segunda-feira, 20, técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) se reuniram com a coordenadoria de Arquitetura do órgão estadual e apresentaram um estudo preliminar de um novo projeto que está sendo desenhado para o espaço.

O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento, através do secretário-executivo, Túlio Duda Paz, e da gerente de Projetos Arquitetônicos e Desenho Urbano, Aida Pontes, e contempla as diretrizes técnicas das leis do patrimônio histórico. Este poderá ser o primeiro a ser aprovado após o tombamento do Cine Capitólio como Patrimônio Histórico do Iphaep e poderá resolver a celeuma que dura mais de duas décadas, além de resgatar o local para a posse do município.

O secretário-executivo Túlio Duda disse que o projeto, que está sendo pensado para revitalizar o antigo cinema, baseia-se no resgate às origens, com a utilização pública e educacional, e espaço para exibição de filmes, mas também utilização de tecnologia, especialmente nas estruturas metálicas que deverão compor o espaço.

“Foi um encontro extremamente positivo e posso falar até histórico, pois, se pensarmos, durante 20 anos a Prefeitura de Campina Grande tenta desenvolver um projeto de revitalização do Cine Capitólio e não conseguia, por várias questões, e agora estamos conseguindo, finalmente, passar as fases. Hoje temos o Iphaep como parceiro, graças ao diálogo e a atuação da Seplan dentro de cada processo”, disse Túlio.

O projeto ainda não está em sua versão final e poderá passar por modificações apontadas, durante a reunião, pela coordenadora de Arquitetura do Iphaep, Gabriela Oliveira Lima, e pelo chefe de Divisão de Projetos e Revitalização, Pablo da Fonseca Guedes, além de outras modificações e atualizações que poderão surgir dentro do processo de desenho arquitetônico realizado na Seplan. Porém, para a coordenadora Gabriela o estudo preliminar agradou muito ao Instituto.

“A primeira notícia que tivemos quando a equipe da Seplan chegou foi de que o Cine Capitólio iria voltar ao seu uso original e isso foi recebido com grande satisfação. Acredito que da mesma forma que foi prazeroso para o Iphaep saber que o Capitólio vai voltar a reexibir filmes, também será para população de Campina Grande, porque o espaço continuará sendo de uso público. Ainda não chegamos a uma solução final, mas à nível de anteprojeto o que foi mostrado e o que está sendo discutido atendem bem aos interesses da Prefeitura, com relação ao uso final, e também às questões patrimoniais, não somente com relação à conservação da estrutura física, do que foi o Cine, como também à nossa Legislação. Então, nesse sentido, está tudo caminhando em consonância para que, finalmente, tenhamos um desfecho favorável e saudável”, disse Gabriela.

O secretário Felix Neto recebeu a informação do resultado da reunião com muita alegria e disse que a execução da obra poderá ser realizada com recursos do município, através da Secretaria de Educação, porém o diálogo ainda está sendo afinado entre as pastas. Aprovada a possibilidade, o prefeito Bruno Cunha Lima deverá divulgar o projeto em breve.

Da equipe da Seplan, participaram da reunião no Iphaep: Túlio Duda Paz; Ainda Pontes e Erik Brito, diretor do Patrimônio Histórico de Campina Grande. Por parte do órgão estadual, Gabriela Lima e Pablo da Fonseca.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Segundo turno: Justiça Eleitoral determina remoção de postagens de Marcelo Queiroga por ofensas a Cícero Lucena

A 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa emitiu uma decisão liminar nesta sexta-feira (18) ordenando…

18 de outubro de 2024

Em vídeo, presidente da CMJP se diz vítima de acusações e confia na Justiça para reverter decisão

No final da manhã desta sexta-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa…

18 de outubro de 2024

Queiroga nega segregação de autistas em JP, mas defende salas especiais para casos específicos

O ex-ministro da Saúde e candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), em…

18 de outubro de 2024

Câmara Municipal de JP cumpre decisão judicial e assegura continuidade dos trabalhos legislativos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa anunciou, na tarde desta sexta-feira (18),…

18 de outubro de 2024

Alvo de mais um inquérito no STF, Cabo Gilberto volta a mira artilharia contra Suprema Corte

Alvo de mais um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) após realizar críticas ao ministro…

18 de outubro de 2024

Vereadores de João Pessoa se reúnem nesta sexta para discutir transição da presidência

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, juntamente com os demais…

18 de outubro de 2024