Chikungunya: fisioterapia auxilia no combate às dores causadas pela doença

PUBLICIDADE
Fisioterapeuta Welika Silva, do Grupo Hapvida HDI de Campina Grande (PB), ressalta que o tratamento

No primeiro semestre deste ano, a Paraíba registrou 15.871 casos referentes à chikungunya, conforme boletim epidemiológico publicado pela  Secretaria Estadual de Saúde. Muitos  pacientes se queixam da permanência das dores articulares, após a fase aguda da doença.  Uma alternativa para aliviar os quadros dolorosos nas fases da enfermidade é a fisioterapia.

Com base no guia de manejo clínico, recomendado pelo Ministério da Saúde, a fisioterapeuta Welika Silva, do Grupo Hapvida HDI de Campina Grande (PB),  ressalta que o tratamento deve ser considerado desde a fase aguda da chikungunya. No entanto, nas etapas em que a dor e o edema começam a regredir, podem-se recomendar exercícios ativos, até o limite da tolerância do paciente.
“O Ministério da Saúde orienta adicionar exercícios isométricos mais vigorosos utilizando os princípios de proteção articular e conservação de energia. Os objetivos são restabelecer a mobilidade articular e a força muscular e evitar a progressão ou instalação de deformidades. É importante orientar o paciente sobre o posicionamento adequado para realização desses exercícios, de modo a favorecer a proteção articular e o retorno venoso”, explica.
A fisioterapeuta ainda sugere a realização de movimentação ativa das articulações acometidas ao acordar, cinco vezes ao longo do dia e antes de dormir. É necessário evitar atividades que sobrecarregam as articulações, atividades repetidas, carregar peso e deambular longas distâncias.
Segundo Welika, o retorno das atividades diárias deve ser gradativo, respeitando o limite da dor e a sobrecarga articular. Ela ainda orienta exercícios e atividades com movimentação ativa e de aumento gradual para deslizamento tendinoso, alinhamento das articulações e diminuição da sobrecarga articular.
“Também é importante a realização de alongamentos diários. Manter a utilização das compressas frias com a mesma frequência da fase aguda. Em situações especiais pode-se utilizar calor”, conclui a especialista.
O que é chikungunya?
 
É uma arbovirose cujo agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes. No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) e o Aedes aegypti (ORGANIZACION PANAMERICANA DE LA SALUD, 2011).

O vírus chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante onda epidêmica em diversos países da América Central e ilhas do Caribe.

No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todos os Estados registram transmissão desse arbovírus. Esta arbovirose também pode se manifestar de forma atípica e/ou grave, sendo observado óbitos.

Destaca-se que a doença pode evoluir em três fases:

1-      Febril ou aguda: tem duração de 5 a 14 dias;

2-      Pós-aguda: tem um curso de até 3 meses;

3-      Crônica: Se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença, considera-se instalada a fase crônica.

Em mais de 50% dos casos, a artralgia (dor nas articulações) torna-se crônica, podendo persistir por anos.

Quais são os sinais e sintomas da chikungunya?

Febre.

Dores intensas nas articulações

Dor nas costas

Dores pelo corpo.

Erupção avermelhada na pele

Dor de cabeça.

Náuseas e vômitos.

Dor retro-ocular

Dor de garganta

Calafrios

Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024