Choveu forte em 54 municípios da Paraíba nesta quinta-feira (5), de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). A maioria dos municípios que recebeu águas fica nas regiões do Cariri e Sertão, as quais têm previsão de continuar a chover durante a sexta-feira (6).
Segundo os dados divulgados pela agência de meteorologia, os maiores índices foram registrados em São José dos Cordeiros, no Cariri paraibano, onde choveu 156,1 mm; e no distrito de São Gonçalo, onde fica o açude localizado no município de Sousa, no Sertão. A área recebeu chuva de 108,9 mm. Taperoá recebeu a maior precipitação nos últimos 20 anos. A chuva encheu açudes e levou esperança para os agricultores da região.
Na quarta-feira, a AESA registrou chuvas em mais de 100 municípios paraibanos. Cidades como Patos no Sertão Paraibano e Taperoá no Agreste do Estado, o volume de água registrado em apenas um dia de chuva, surpreendeu os meteorologistas. Na chamada Morada do Sol, choveu em dois dias 154,8 milímetros. Em São José dos Cordeiros choveu 223,4 milímetros, índice bem acima do esperado para todo o mês.
Além de São José dos Cordeiros e Patos, as maiores precipitações foram registradas em Brejo do Cruz onde choveu 71,2 milímetros; Bom Sucesso, 63,3 milímetros; Paulista 68mm; Santa Helena 77mm; Congo 50,1 milímetros; Brejo dos Santos (54mm); Coremas (51mm); Iguaçy (59mm); Manaíra 58,5mm.
A previsão da AESA é de mais chuvas para as próximas 24h.
De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, esta quantidade de chuva em apenas 24 horas é atípica nesta época do ano e o tempo instável deve se estender durante o final de semana.
A chuva trouxe alegria para os paraibanos, Muitos registraram através de fotos publicadas nas redes sociais, a correnteza descendo pelo leito do Rio Paraíba em direção ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Dezenas de internautas fizeram questão de registrar a “proeza” que reascendeu nos paraibanos a esperança de que ver Boqueirão sangrando outra vez.
O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, atravessa uma das piores secas de sua história e está com pouco mais de 21% de sua capacidade segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas.A perspectiva é que a próxima medição da AESA, os técnicos já registrem aumento da água armazenada no reservatório. Atualmente, Boqueirão está com 88.209.039 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que representa 21,4% de sua capacidade.
As dez cidades com maiores índices pluviométricos em fevereiro:
São José dos Cordeiros 233,4 mm
Patos 154,8 mm
Taperoá 152,5 mm
Sousa 109,3 mm
Salgadinho 94,0 mm
São Bento 87,0 mm
Santa Helena 77,6 mm
Brejo do Cruz 71,2 mm
Paulista 68,0 mm
Poço de José Moura 67,5 mm
Severino Lopes
PBAgora
O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…
O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…
O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…
O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…
A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…