Categorias: Paraíba

Chuvas fortes deixam quatro açudes sangrando no Cariri e no Sertão da Paraíba e Boqueirão ultrapassa 52% de sua capacidade

PUBLICIDADE

Chuvas e água em abundância. Quatro açudes da Paraíba estão sangrando após o volume de chuvas fortes que aconteceram nas regiões do Sertão e do Cariri do estado, enquanto o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, ultrapassou os 52% de sua total capacidade de armazenamento.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), há ainda 92 açudes em normalidade, 16 em observação e 23 açudes em situação crítica. São classificados em situação normal os açudes que apresentam mais de 20% do volume total. Já os que estão com menos de 20% da capacidade se encontram em observação. Os que estão em situação crítica têm menos de 5% do volume.

Os quatro açudes que estão sangrando ficam nas regiões do Sertão e do Cariri da Paraíba. Dois deles estão localizados na cidade de Monteiro; os demais estão nos municípios de Juru e Camalaú.  Atingiram a capacidade máxima, o a açude Poções e o açude São José II em Monteiro, o açude Glória em Juru e o açude de Camalaú.

Com capacidade máxima de 29.861.562 m³ de água,o açude de Poções está com  31.949.776 m³ , o que representa 106,99% do total. Já o açude São José II, tem capacidade máxima de 1.311.540 m³ e o volume atual de 1.313.847, o que representa 100,18% do total.

O açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, também recebeu uma boa recarga com as primeiras chuvas deste ano. O manancial construído há mais de 60 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e que é responsável por abastecer mais de 1 milhão de paraibanos, não sangra desde 2011. Este ano, com a chegada das chuvas, e as cheias dos Rios Paraíba e Taperoá, Boqueirão vive uma nova expectativa de sangria.

O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, amanheceu hoje, terça-feira (21/01), com  246,68m³, que representa mais de 52% da capacidade total de armazenamento que é de 466.525.964 m³ (46,21%).

A expectativa é que este ano, o açude atinja a sua capacidade máxima e transborde. Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca  em 1957, Boqueirão já registrou, pelo menos, 18 sangrias. A última sangria foi registrada em 2011.

A chuva registrada em São Domingos do Cariri, no começo da semana, foi quatro vezes mais do que o esperado para o mês de janeiro. Outras cidades também tiveram fortes chuvas. Em Sumé, choveu 80 milímetros e ruas chegaram a ficar alagadas.

O Sertão também tem registrado fortes chuvas. Nesta quarta, a cidade de Salgadinho registrou 43,1 milímetros de precipitações, bem mais do que o esperado para o período, que era 32,1 milímetros.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Segurança da Câmara Municipal de João Pessoa morre vítima de infarto fulminante

Na manhã desta quinta-feira (23), Marcos Medeiros, segurança da Câmara Municipal de João Pessoa, faleceu…

23 de janeiro de 2025

Prefeito de Cabedelo, André Coutinho anuncia reajuste de 7% para professores da rede municipal

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho, anunciou um reajuste salarial de 7% para os professores…

23 de janeiro de 2025

Polícia Civil prende foragido acusado de estupro de vulnerável em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta quinta-feira (23), um homem de 45…

23 de janeiro de 2025

Ibama apreende peças indígenas com penas de aves ameaçadas em operação no Salão do Artesanato

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizada…

23 de janeiro de 2025

MAS JÁ? Vice-prefeito de Curral de Cima rompe com prefeito em menos de um mês de mandato

A harmonia política entre o prefeito Adjamir Souza (PSB) e o vice-prefeito João Ribeiro (União…

23 de janeiro de 2025

Adolescente de 16 anos é morto a tiros no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (23) no…

23 de janeiro de 2025