O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta sexta-feira (20), que a Prefeitura de João Pessoa concluiu o processo de licitação para as obras do Parque Socioambiental do Roger. O projeto irá transformar uma área de 35 hectares, onde antes exista um lixão e que atualmente está subutilizada, em espaços de lazer e convivência para a população, com trilhas, praças, playgrounds, equipamentos para atividades físicas, recuperação ambiental e um mirante.
“Essa ação, quis Deus que 20 anos depois, quando eu fechei o lixão, eu criei para o parque, mas nada fizeram. Mas Deus me trouxe para fazer também esse benefício e que nós vamos iniciar ainda esse ano, porque a licitação já foi encerrada, já publicamos o resultado e agora eu espero que na próxima semana possamos assinar o contrato”, explicou o prefeito, que apresentou o projeto ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz.
O terreno já passou por análises rigorosas da água, solo e gases, o que garantiu a viabilidade do parque e toda a segurança da implantação. Os estudos indicaram a viabilidade do projeto que inclui o tratamento e a recuperação das áreas contaminadas. Eles integram o Programa João Pessoa Sustentável, voltado para o desenvolvimento da cidade e para o fortalecimento da gestão.
De acordo com Antônio Elizeu, coordenador-geral do João Pessoa Sustentável, o parque receberá investimento da ordem de R$ 55 milhões, com recursos da prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele explicou que as intervenções preveem a revitalização total da área.
“Apresentamos o projeto no TCE, ao presidente Nominando Diniz, que queria saber o que será feito e como será feito. A gente mostrou toda a história do lixão, desde 1954, passando pelo período em que o prefeito Cícero Lucena desativou o lixão. E agora, com esse projeto socioambiental, que a Prefeitura já concluiu a licitação, no processo de concorrência, para a gente iniciar essa obra tão importante para a cidade”, destacou Antônio Elizeu.
Mais Parques na Capital
Esse projeto faz parte do planejamento da Prefeitura de João Pessoa de criar parques pela cidade, em áreas subutilizadas, para promover mais qualidade de vida para a população, por meio do acesso a locais de lazer e convívio social. A Prefeitura executa o Parque das Três Ruas, nos Bancários, Parque da Cidade, no Aeroclube, e já autorizou o início das obras do Parque Linear do Valentina e no José Américo, na extensão da Avenida Hilton Souto Maior.
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…