Cícero entrega casa de acolhimento e retoma projeto que atende pessoas em situação de rua

PUBLICIDADE

O prefeito Cícero Lucena inaugurou, na tarde desta terça-feira (30), a nova casa de acolhimento do Projeto Chega Junto, que está sendo retomado na Capital. O programa tem o objetivo de reduzir os danos sociais na vida de pessoas em situação de rua ou daquelas com problemas no uso de drogas. A nova unidade está localizada na Avenida Dom Pedro I, n° 923, no Centro.

Cícero Lucena destacou que o projeto vai além do puro acolhimento, se tratando de uma moradia assistida pelo objetivo de reduzir os danos sociais que a rua e as drogas causaram.  “Este é um gesto de solidariedade com quem está em situação de vulnerabilidade e aqui poderá ter um lar, atenção e a possibilidade de mudar para uma vida melhor”, afirmou. O gestor esteve acompanhado da primeira-dama Lauremilia Lucena, que participou ativamente da organização do projeto.

O ‘Chega Junto’ vai atender a 30 pessoas, que poderão permanecer na unidade por até 12 meses. A casa conta com dormitórios, salas de jogos, salas de oficina, quadra de areia, refeitório e Academia da Terceira Idade. No período de assistência, além da moradia e alimentação, os beneficiados terão acesso a oficinas voltadas para o trabalho e renda, cultura, lazer e esportes e serão acompanhados por uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogos, redutores de danos, oficineiros, entre outros. Além disso, há uma articulação intersetorial entre as políticas públicas da Prefeitura.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, com contrapartida da Prefeitura de João Pessoa. O Programa estava desativado desde a pandemia, sendo retomado agora após solicitação de prorrogação feita pela gestão municipal ao Governo Federal.

O serviço em João Pessoa é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). “Nesta gestão, a segurança é vista também pela presença e pelo cuidado com as pessoas. Aqui, este grupo vai encontrar uma família e o amor. É o exemplo claro de uma gestão humanizada, inclusive na segurança”, destacou o secretário João Almeida.

Estiveram presentes ao evento o secretário municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Dorgival Vilar; a coordenadora do Projeto Chega Junto, Tereza Cristina Martins; e a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Nise Machado. “Estamos nessa luta há muito tempo e só agora percebemos uma ação no sentido de reduzir os danos na vida das pessoas em problema com drogas”, afirmou Nise Machado.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Botafogo atropela Peñarol e encaminha vaga na final da Libertadores

Em uma partida épica, disputada na noite de ontem, quarta-feira (23/10),o Botafogo encaminhou a sua…

24 de outubro de 2024

Tiroteio deixa três pessoas mortas no Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo

Diversos tiros disparados no Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana…

24 de outubro de 2024

PP de Aguinaldo Ribeiro declara apoio a Davi Alcolumbre na eleição à presidência do Senado

A mídia nacional destacou ontem (23), via a coluna Radar da Veja, um encontro onde…

24 de outubro de 2024

Justiça torna réu diretor da UFPB que proibiu transexual de usar banheiro feminino

Em decisão publicada ontem (23), a Justiça Federal na Paraíba aceitou, denúncia contra o diretor…

24 de outubro de 2024

Polícia Militar apreende mais de 40 trouxinhas de cocaína e maconha em João Pessoa

Uma ação da Polícia Militar apreendeu na noite de ontem (23), no bairro Treze de…

24 de outubro de 2024

PMJP cria comissão para formação de curso de novos Guardas Municipais de JP

Foi publicada ontem (23) no Diário Oficial de João Pessoa a portaria que estabelece a…

24 de outubro de 2024