Cícero Lucena defende mais investimentos para Infraestrutura, Saúde e Assistência Social em João Pessoa

PUBLICIDADE

O prefeito Cícero Lucena defendeu mais investimento do Governo Federal para João Pessoa nas áreas de Infraestrutura, Saúde e Assistência Social. A defesa aconteceu nesta segunda-feira (9) durante o Seminário Regional para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias da União 2024, realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, com participação da senadora Daniela Ribeiro, que preside a Comissão Mista de Orçamento (CMO), no Senado Federal, e do deputado federal do Ceará e relator da Lei, Danilo Forte.

O gestor representou os prefeitos paraibanos no evento e apontou a necessidade de maior participação da Capital no bolo de recursos federais tendo em vista que João Pessoa foi a cidade que apresentou o maior índice de crescimento populacional entre as capitais do Nordeste, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cícero Lucena também lembrou que João Pessoa já investe nesses setores, com obras e ações em parceria com o Governo do Estado, mas que é preciso continuar avançando para atender as necessidades de uma população que cresce e demanda de mais investimentos.

“Consequentemente, temos que planejar obras maiores e estruturantes, principalmente com a questão da mobilidade, mesmo com os projetos que temos executado e alguns já em andamento, em parceria com o Governo do Estado, precisamos de um aporte maior de recursos, como também a participação do Orçamento Federal. Tem a questão social, que é, seja na Saúde, bem como assistência àqueles que têm uma renda mais baixa, segurança alimentar, que possam garantir o mínimo à população. Porque João Pessoa cresce e não é só pelo nascimento natural dos seus filhos, mas também de pessoas que se mudam pra cá, na buscar por uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

A senadora Daniela Ribeiro destacou a importância do seminário na Paraíba, dizendo que o requerimento foi aprovado por unanimidade na reunião da Comissão Mista de Orçamento, por entender a importância da participação popular e das lideranças políticas na discussão do processo, tornando acessível e transparente. “Este seminário tem também a finalidade de esclarecer o processo legislativo que orienta a destinação de recursos públicos na lei orçamentária anual e a fixação de prioridades”, explicou.

O deputado Danilo Fortes disse que essa é a lei mais importante do orçamento da União, onde João Pessoa, a quinta cidade a receber o evento, está inserida para apresentar contribuições que possam identificar as demandas necessárias para o bem da população. Até a sua aprovação no Congresso Nacional, a peça orçamentária, calculada em R$ 5 trilhões, irá percorrer todo o Brasil.

“O orçamento é administrado em cima dos recursos frutos do trabalho, do suor, da dedicação de cada um de nós. A gente passa o dia todo pagando imposto, seja quando vai comprar o pão, quando pega o ônibus, quando compra uma roupa, uma máquina, uma fábrica, um carro, uma gasolina – tudo tem imposto. E é o somatório desses impostos que fazem o orçamento do Governo Federal, que é compartilhado com os estados e municípios. O desafio é sabermos o quanto nós temos de orçamento, quanto a gente precisa de orçamento e o que melhor nós podemos fazer para gastar esse orçamento”, explicou o deputado relator da LDO.

O seminário contou com a participação de representantes de segmentos diversos, além de deputados, prefeitos, secretários e vereadores.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Produção de camarão na Paraíba cresce 13,8% em 2023, atingindo recorde histórico

A produção de camarão na Paraíba registrou um crescimento significativo de 13,8% em 2023, atingindo…

19 de setembro de 2024

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Nas eleições municipais deste ano, eleitoras e eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça…

19 de setembro de 2024

Streaming ilegal: operação tira 675 sites e 14 apps do ar e prende suspeitos

Nesta quinta-feira (19), uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar…

19 de setembro de 2024