Em seu discurso nesta terça-feira (27) o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) ressaltouo tema da Campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e Saúde Pública,que tem como lema “A saúde se difunda sobre a terra” – lançada pelaConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Osenador lembrou que na última sexta-feira (24), a Arquidiocese da Paraíbasediou a abertura oficial da Campanha da Fraternidade no Regional Nordeste 2, quecompreende as Arquidioceses do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e daParaíba.
O parlamentar afirmou que a Campanha da Fraternidade deste ano nos convida afazer uma reflexão pessoal sobre a nossa participação, enquanto cidadãos,diante da dura realidade do serviço público de saúde do Brasil.
-Nesse momento, esperam na fila do hospital para preencher uma ficha deatendimento na incerteza de serem atendidos; aguardarem uma ambulância semsaberem quando serão atendidos. Infelizmente essa é a radiografia da saúdepública – lamentou o parlamentar.
Cícero Lucena recordou que quando foi prefeito de João Pessoa implantou programa defornecimento de medicamentos de uso contínuo para a população de baixa renda,que, beneficiou cerca de 20 mil pessoas.
No Senado, apresentou projeto de idêntico teor, já aprovado, e que se encontra emexame na Comissão de Seguridade Social e da Família da Câmara dos Deputadosdesde 2007.
A Campanha da Fraternidade deste ano, ressaltou o senador, chama a atenção para aimportância da gestão da saúde, do compromisso dos gestores com a aplicaçãoefetiva dos recursos e para a falta de planejamento na aquisição demedicamentos que acabam sendo jogados fora por estarem com a validade vencida.
-É inconcebível remédios vencidos na rede pública com tantas pessoas nas filasem busca de medicamentos – lamentou.
Saúde na Família
Cícero Lucena também chamou a atenção para a necessidade de reformulação do programaSaúde na Família, que considera fundamental como programa de prevenção dedoenças. Ele defendeu a definição de um piso salarial nacional para os agentesde saúde o que, em sua avaliação, não ocorreu até agora por motivos políticos.
No final de seu discurso, Lucena citou artigo publicado por dom Aldo Pagotto,Arcebispo da Paraíba, no jornal Correio da Paraíba. O parlamentarressaltou o trabalho realizado pelas Pastorais da Criança e da Saúde junto àpopulação pobre.
Com Agência Senado