Cícero participa da abertura da 10ª Jofem e fala dos investimentos na Educação da Capital

PUBLICIDADE

Professores, especialistas, readaptados e gestores das escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, de forma online, na manhã desta quarta-feira (2) da abertura da 10ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), que é realizada Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O formação segue no turno da tarde, e durante toda a quinta-feira (3), pelo canal do Youtube JPEdu, endereço: https://www.youtube.com/channel/UCSSC3qCdriLw1EHN01mxjNw.

A abertura contou com a participação do prefeito Cícero Lucena que falou sobre os investimentos na educação, nos profissionais e nos alunos. “Nos próximos dias iremos entregar para os professores da rede cerca de 4 mil chromebooks e kits audiovisuais. Além disso, os estudantes receberão juntos com o material escolar um tablet com internet. Estamos reformando 45 escolas. Concedemos aos docentes, de forma antecipada, um reajuste que na prática supera o piso nacional da educação, chegando a 33,4%. Investir, capacitar e valorizar, este é o caminho para um ensino de qualidade que tanto sonhamos”, disse o prefeito.

O tema da 10ª edição da Jofem é ‘Novos cenários da educação escolar: dos desafios às possibilidades curriculares e pedagógicas em uma escola que acolhe, cuida e educa’.

“Nestes últimos anos, ficou muito mais evidente a importância e a necessidade de nos atualizarmos profissionalmente, num mundo que se redimensionou, criando novos espaços, redesenhando o tempo, por força do avanço tecnológico e seus recursos ilimitados. Somos, portanto, muito gratos aos professores e as professoras de nossa rede, reconhecemos seu importante papel para a formação ética, profissional e cultural dos nossos estudantes e das nossas estudantes”, agradeceu a secretária da Sedec-JP, América Castro.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela professora doutora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o tema ‘Educação escolar e a emergência do direito do aprender: indagações curriculares e pedagógicas’. A mediação foi feita pela professora doutora Patrícia Guedes Corrêa Gondim, da Sedec.

“Eu recebi com muita alegria o convite da professora Clévia Carvalho para participar dessa formação. A gente sabe que não são tempos fáceis, a gente sabe que são tempos de muitos ilusionismos, mas é preciso que a gente esteja em todos os espaços em que seja possível conversar para que possamos avançar na pré-educação que esse País nunca ofereceu para sua população”, falou a professora doutora Jaqueline Moll.

O evento segue à tarde, a partir das 14h30, com a palestra ‘A educação na cidade a partir da concepção dos territórios inteligentes e sustentáveis: currículo, docência e aprendizagem’, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Betânia Leite Ramalho, mediada pela professora doutora Clévia Suyene Cunha de Carvalho, da Sedec.

2º dia – O evento acontece às 9h com uma mesa redonda ministrada pela professora doutora Daniele Dias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e professora mestra Priscila Dias, do setor de Tecnologia da Sedec. O tema será ‘A educação escolar sob a ótica da tecnologia educacional’. A mediação será feita pela professora mestra Luciana Dias, secretária executiva da Sedec.

Às 14h30 o tema da palestra será ‘A educação popular e o inédito viável no currículo da Educação de Jovens e Adultos’, ministrada pelo professor doutor da UFPB, Eduardo Jorge Lopes da Silva. Quem irá mediar será a professora Socorro Diniz, coordenadora da EJA/Sedec.

O encerramento será feito professora mestra Nilcione Maciel, da Escola de Formação da Sedec. Para certificação do evento será necessário o atestado da frequência em duas palestras.

Jofem – A Jornada de Formação de Educadores Municipais foi criada pela gestão de Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa, com importantes conquistas para alunos e professores. A educação é uma prioridade na gestão no sentido da garantia do direito à escolarização, com qualidade.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito em exercício, Leo Bezerra autoriza reconstrução da creche ‘Ninho do Saber’, no Bairro das Indústrias

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou ordem de serviço na manhã…

29 de novembro de 2024

CSP desiste de disputar elite do Campeonato Paraibano e Picuiense herda a vaga

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) oficializou, nesta quinta-feira (28), a inclusão da Picuiense na…

29 de novembro de 2024

Botafogo-PB anuncia retorno do goleiro Saulo, bicampeão paraibano, para a temporada 2025

O Botafogo-PB confirmou a contratação do goleiro Saulo, que retorna ao clube após quatro anos.…

29 de novembro de 2024

Estudante da ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou…

29 de novembro de 2024

Vítima de acidente de ônibus em Cajazeiras tem braços amputados e está na UTI sob ventilação mecânica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o estado de…

29 de novembro de 2024

Cumprindo TAC, PMJP inicia reordenamento da orla removendo 30 estruturas que obstruíam passeio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta quinta-feira (28) ao reordenamento do…

29 de novembro de 2024