A Paraíba o tempo todo  |

Cida vê falta de políticas públicas para juventude em JP

A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, afirmou que a atual administração municipal abandonou os mais jovens. Após ouvir as demandas da população e lideranças comunitárias da região do Colinas do Sul, em mais uma plenária do Fala Cidade, a professora disse que falta à Luciano Cartaxo sensibilidade, responsabilidade e olhar progressista quando se trata de políticas públicas para a juventude.

 

“Pensar nos mais jovens é pensar em políticas sólidas na educação, na mobilidade urbana, na cultura. O jovem lida diretamente com essas questões. Cartaxo fechou o Terminal de Integração da região, fechou seis linhas de ônibus sem consultar o povo. Há estudantes que vão para as universidades, que precisavam desses transportes. Não há ambientes de lazer. Os moradores denunciam o descaso com a Praça da Esperança, que na prefeitura de Ricardo Coutinho era um importante equipamento para a juventude. Ele destruiu o Orçamento Democrático, instrumento que a prefeitura ouvia a população e atendia suas demandas. Não falta dinheiro, porque o orçamento desta prefeitura é quase R$ 3 bilhões. Falta sensibilidade e vontade de fazer”.

 

Railander Mendes, de 23 anos, é presidente da comunidade do Sitio Engenho Velho, zona rural de João Pessoa, e foi um dos organizadores da manifestação contra o fechamento do Terminal de Integração da região. O jovem falou dos problemas que a população tem enfrentado com a atual gestão municipal. “Fecharam o Terminal da noite para o dia, sem explicar nada a ninguém. Muitos jovens usavam a integração para trabalhar, ir para escolas, universidade. Uma pessoa do Bairro das Indústrias, por exemplo, não precisava ir ao Varadouro. Descia na Integração do Colinas e ia para sua faculdade na Epitácio Pessoa ou UFPB. A prefeitura tem sido omissa, abandonou nossa juventude. Fiz parte do movimento estudantil quando Ricardo era prefeito e haviam muitas políticas públicas e diálogo. Hoje há apenas publicidade. A política para os jovens de Cartaxo é decorativa, só funciona na propaganda. Isso porque ele não conhece a cidade. Fomos na Seinfra pedir melhorias para nossa comunidade, eles disseram que não fazemos parte de João Pessoa, mas sim do Conde. Como eles não conhecem a própria cidade que governam? É pura incompetência”.

 

Líder comunitário do Gervásio Maia, Adailton Pereira, conhecido como “Capacete”, fez uma análise geral da situação da região. “Não temos PSF de qualidade, inclusive a população já quebrou o PSF revoltada com o descaso no atendimento. Não temos ruas calçadas, as escolas estão péssimas, a juventude está abandonada. A Praça da Esperança, que era tão importante quando Ricardo Coutinho era nosso prefeito, está acabada. Largada mesmo. O jovem não tem atividade para fazer, não tem mais ônibus suficiente para ir para suas universidades. Assim fica difícil manter esses jovens longe do crime”, destacou.



Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe