A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, afirmou que a atual administração municipal abandonou os mais jovens. Após ouvir as demandas da população e lideranças comunitárias da região do Colinas do Sul, em mais uma plenária do Fala Cidade, a professora disse que falta à Luciano Cartaxo sensibilidade, responsabilidade e olhar progressista quando se trata de políticas públicas para a juventude.
“Pensar nos mais jovens é pensar em políticas sólidas na educação, na mobilidade urbana, na cultura. O jovem lida diretamente com essas questões. Cartaxo fechou o Terminal de Integração da região, fechou seis linhas de ônibus sem consultar o povo. Há estudantes que vão para as universidades, que precisavam desses transportes. Não há ambientes de lazer. Os moradores denunciam o descaso com a Praça da Esperança, que na prefeitura de Ricardo Coutinho era um importante equipamento para a juventude. Ele destruiu o Orçamento Democrático, instrumento que a prefeitura ouvia a população e atendia suas demandas. Não falta dinheiro, porque o orçamento desta prefeitura é quase R$ 3 bilhões. Falta sensibilidade e vontade de fazer”.
Railander Mendes, de 23 anos, é presidente da comunidade do Sitio Engenho Velho, zona rural de João Pessoa, e foi um dos organizadores da manifestação contra o fechamento do Terminal de Integração da região. O jovem falou dos problemas que a população tem enfrentado com a atual gestão municipal. “Fecharam o Terminal da noite para o dia, sem explicar nada a ninguém. Muitos jovens usavam a integração para trabalhar, ir para escolas, universidade. Uma pessoa do Bairro das Indústrias, por exemplo, não precisava ir ao Varadouro. Descia na Integração do Colinas e ia para sua faculdade na Epitácio Pessoa ou UFPB. A prefeitura tem sido omissa, abandonou nossa juventude. Fiz parte do movimento estudantil quando Ricardo era prefeito e haviam muitas políticas públicas e diálogo. Hoje há apenas publicidade. A política para os jovens de Cartaxo é decorativa, só funciona na propaganda. Isso porque ele não conhece a cidade. Fomos na Seinfra pedir melhorias para nossa comunidade, eles disseram que não fazemos parte de João Pessoa, mas sim do Conde. Como eles não conhecem a própria cidade que governam? É pura incompetência”.
Líder comunitário do Gervásio Maia, Adailton Pereira, conhecido como “Capacete”, fez uma análise geral da situação da região. “Não temos PSF de qualidade, inclusive a população já quebrou o PSF revoltada com o descaso no atendimento. Não temos ruas calçadas, as escolas estão péssimas, a juventude está abandonada. A Praça da Esperança, que era tão importante quando Ricardo Coutinho era nosso prefeito, está acabada. Largada mesmo. O jovem não tem atividade para fazer, não tem mais ônibus suficiente para ir para suas universidades. Assim fica difícil manter esses jovens longe do crime”, destacou.
Redação
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…
O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…
No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…
Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…
É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…