Um novo caso de diabetes surge a cada cinco segundos no mundo e a cada dois minutos e dezoito segundos no Brasil. O número de portadores no planeta já chega a 366 milhões e as mortes atingem 4,6 milhões de pessoas por ano. Os dados são da International Diabetes Federation (IDF), que alerta que, em pouco tempo, a doença será a maior e mais importante causa de morte no mundo. Na Paraíba, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 200 mil diabéticos, sendo que aproximadamente 38 mil estão em João Pessoa. Mas é possível conviver com o diabetes sem perder a qualidade de vida.
Mostrar que hábitos de vida saudáveis podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para os portadores do diabetes é a finalidade do 7º Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes da Unimed JP. O evento será realizado neste sábado (19) no auditório da Associação Paraibana dos Hospitais, na Torre, das 7h30 às 12h. Voltado exclusivamente para clientes que já participaram de um dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes, a expectativa é reunir cerca de 200 pessoas que receberão diversas informações que ajudarão a conviver melhor com a doença.
A primeira palestra será ministrada pela psicóloga Lara Guerra, que abordará o tema “depressão e diabetes”. Em seguida, a nutricionista Regina Monteiro falará sobre como e por que o diabético deve aderir a um plano alimentar adequado. Já a enfermeira Fátima Moreira falará sobre a origem do Dia Mundial do Diabetes, que é 14 de novembro. Além das palestras, os participantes participarão de dinâmicas de grupo e atividade física.
A Associação Paraibana dos Hospitais fica na Rua Manoel Deodato, nº 17, na Torre, em frente à Igreja São Gonçalo, localizada ao lado da sede da Unimed João Pessoa. O evento é organizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP.
Atenção permanente
A Unimed João Pessoa dá uma atenção especial aos clientes diabéticos. Em 2004, a Cooperativa deu início a um projeto pioneiro no Nordeste: o UniDia, programa de educação terapêutica para os clientes diabéticos, cuja ação de maior impacto têm sido os Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes. Desde o início, mais de 700 clientes já foram beneficiados com a participação em um dos grupos criados.
Além das informações que recebem de especialistas como nutricionista, enfermeiro, psicólogo e médico, um aspecto importante para os diabéticos é a troca de experiências com outras pessoas que vivem a mesma situação. Aqui, o segredo é o mais simples possível, mas de importância indiscutível: a ajuda mútua.
O diabetes também já foi tema de vários encontros sobre saúde, um outro projeto de promoção da saúde da Unimed JP só que, neste caso, aberto a qualquer portador da doença, independentemente de ter ou não plano de saúde. Todo ano, a Unimed JP também organiza uma programação especial em novembro para lembrar o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro – e realiza o encontro anual com os clientes que já participaram dos grupos de educação terapêutica.
Em palestras realizadas em empresas parceiras e em diversos eventos, a Cooperativa também oferece, gratuitamente, o teste de glicemia, primeiro passo para detectar se existe alguma alteração que possa indicar o diabetes. Tudo para garantir mais saúde e qualidade de vida não só para os clientes como para toda a comunidade.
Assessoria
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…