Clube dos Oficiais presta homenagem a médico amante da Poesia

PUBLICIDADE

O COPM/BM, popularmente conhecido como Clube dos Oficiais, instalado no Retão de Manaíra, em João Pessoa, presta homenagem ao médico e poeta Alfredo Fagundes (foto), com entrega da Medalha do Mérito “Major Clodoaldo Monteiro da Franca”, às 11:30h.

A condecoração é concedida, com base na portaria n° 0068/2012, criada no âmbito do COPM/BM, para agraciar atletas, dirigentes, personalidades – civis e militares -, bem como instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, por relevantes serviços prestados, atos e outras contribuições à entidade. E, para o coronel Francisco de Assis, presidente da entidade, o médico Alfredo Fagundes, de sobra, faz jus a essa honraria. “Basta lembrar que o Dr. Alfredo foi de extrema importância, para nossa instituição, acima de tudo, durante a pandemia de Covid-19”, frisou o dirigente classista.

SINOPSE

A sinopse biográfica do homenageado sustenta-se em três eixos de sua longa história de vida e de lutas: futebol, medicina e poesia. Até os 15 anos, ele ensaiava os primeiros passos em campo, em Mamanguape/PB, sua terra natal; nessa época, precisou submeter-se a atos cirúrgicos de retirada de um abcesso pulmonar e do apêndice, no Recife, em cuja casa de saúde demonstrou nteresse em se formar em medicina humana, atividade em que atua, até hoje, com especialidade em pneumologia e enfermidades alérgicas.

Nessa condição, ele foi presidente da Sociedade Paraibana de Pneumologista e Tisiologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia. E, de inato pendor para a leitura literária, ainda muito jovem, enveredou pelos mágicos e fascinantes caminhos da Poesia, abeberando-se de processos e métodos de criação poética como as frequentadas e constituídas por clássicos do porte de Olavo Bilac, Guilherme de Almeida, Cassimiro de Abreu, Laurindo Rabelo, dentre outras.

Até no consultório, em atendimentos aos clientes, o médico Alfredo Fagundes conserva o hábito da declamação poética, com manifestações de gestos verdadeiramente teatrais, próprios da interpretação artística. Ele é casado com a senhora Sônia, e pai de três filhos: Hérica, Thiago e Alfredo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024