A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma sessão especial comemorativa pelo dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Na ocasião, foi celebrado também os 50 anos de reconhecimento da importância desses profissionais no Brasil, que foi reconhecido como profissão no país a partir do dia 13 de outubro de 1969.
A autora da propositura, a vereadora Ivonete Ludgério (PSD), destacou a importância do profissional de fisioterapia e terapeuta ocupacional como mecanismo fundamental da medicina na recuperação física e emocional do corpo humano. “São importantes profissionais que merecem nossa atenção e respeito. Por isso decidimos realizar essa sessão especial como forma de reconhecimento”, disse.
Na sessão foi discutida novas perspectivas para os futuros profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Também serviu para ressaltar o desafio em tratar pacientes com vários tipos de problemas como doenças musculares, ósseas, física, motora e pós-trauma. “Tratar um paciente vai mais do que reabilitar, pois, tratamos com pessoas e sentimentos”, comentou o fisioterapeuta Júlio Barbosa.
A importância da terapeuta ocupacional também foi enfatizada pelos presentes, pois, atua indicando atividades intelectuais e físicas que permitem a recuperação de pacientes que sofreram AVC, entre outros traumas. Ressaltaram os desafios da profissão, porém enalteceram o resultado final que o tratamento causa aos pacientes.
Participaram do debate, no qual se discutiram desafios e vitórias da profissão, os vereadores, representantes do Conselho Regional de Fisioterapeuta e de Terapia Ocupacional (Crefito1) Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), professores, acadêmicos e profissionais da área.
VEJA FOTOS
Divisão de Imprensa e Relações Públicas