Dezenas de artistas plásticos prestigiaram na tarde desta segunda-feira (31) a sessão solene que a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou para homenagear o ‘Dia do Artista Plástico’, comemorado na primeira quinzena do mês de maio. A sessão foi uma propositura do presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), e contou com o apoio da Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB).
Em seu discurso na tribuna, Durval Ferreira fez questão de enaltecer a importância que os artistas plásticos tem na formação e no desenvolvimento da percepção do ser humano. Ele acredita que a Casa de Napoleão Laureano vem cumprindo, mais uma vez, seu papel de valorizar e fortalecer esse segmento artístico-cultural.
“Os artistas plásticos, sejam eles pintores, escultores ou profissionais que trabalham com cerâmica, possuem seu valor, tem sua parcela de contribuição para o crescimento da sociedade e ajudam na formação da percepção dos cidadãos e cidadãs”, acrescentou o parlamentar. Já o presidente do Associart-PB, o ator Dadá Vesceslau, elogiou a iniciativa da Câmara e do seu presidente, Durval Ferreira, por ter se preocupado, ao promover a sessão solene, com a valorização dos artistas plásticos e por também abrir espaço no Legislativo para que os profissionais da área exponham seus trabalhos.
“Isso é a valorização e um estimulo muito grande a todos nós que somos artistas. A Associart vem ampliando parcerias com as casas legislativas, Museu São Francisco, Sesc, Fundação Espaço Cultural, Sesi, entre outras instituições”, comentou ele. A coordenadora Cleide Barros, da Usina Cultural Energisa da Paraíba, entende que é dever da sociedade e do poder público, não só homenagear, mas reconhecer o trabalho e a importância que o artista plástico tem no meio social. “A Câmara, com isso, vem reconhecendo um trabalho que beneficia a todos”, ressaltou.
O coordenador Fábio Queiroz, das Artes Plásticas da Funjope da Prefeitura de João Pessoa, considera importante e essencial que os políticos e a população valorizem os trabalhos dos artistas plásticos. Ele entende que esses profissionais têm o mesmo valor de um trabalhador da construção civil, siderurgia, medicina, educação, além de outras atividades. “É muito louvável para nós essa iniciativa da Câmara”, observou. O vereador Bruno Farias (PPS) destacou a preocupação da mesa diretora da Casa, na pessoa do presidente Durval Ferreira, em estimular o trabalho desses profissionais, sem exceção, e no final do seu pronunciamento improvisou na tribuna um poema em homenagem ao ‘Dia do Artista Plástico’.
Dentro da programação de homenagem ao ‘Dia do Artista Plástico’, a Câmara, em parceria com a Associart-PB, vem expondo no Centro Cultural diversos trabalhos, seguindo sempre uma temática. No mês de junho a temática será as festas juninas. Os artistas poderão expor obras voltadas para o São João, como comidas típicas, quadrilhas juninas, entre outras.
Redação com Assessoria