Uma sessão especial realizada na tarde desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tratou sobre a “Campanha Outubro Rosa” e discutiu as políticas voltadas para pessoas que vivem com câncer de mama na capital com a importância da preservação. A madrinha da campanha contra o câncer de mama da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a primeira-dama Maísa Cartaxo, participou da sessão e destacou ações promovidas pela Prefeitura. A diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro, esteve presente no evento.
“A Prefeitura João Pessoa tem essa preocupação de cuidar bem das pessoas e sendo assim, oferece exames de mamografias gratuitas para a comunidade. Só para se ter uma ideia, foram marcados 2.305 agendamentos, e regulados mais de sete mil exames na nossa capital. Precisamos agora monitorar o retorno destas mulheres aos pontos de saúde. E estamos atentos a isso”, destacou a madrinha Maísa Cartaxo.
Dados da PMJP mostram que no ano de 2013, nos meses de janeiro e julho, 31 mulheres morreram por causa do câncer de mama. A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a doença, e atualmente, a recomendação principal é que seja feita mamografia, que é mais importante ainda do que o auto-exame.
“Essa é a primeira vez que está casa trata de um assunto tão importante para as mulheres”, ressaltou a vereadora Raissa Larcerda que lembrou ainda que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo.
A madrinha da campanha, Maysa Cartaxo, falou ainda que essa ação da Prefeitura é para estimular o poder público e os gestores para a importância do fortalecimento de ações na área de saúde da mulher, como também, sensibilizar os médicos para a realização de exames mais minuciosos. Outro aspecto que destacou a madrinha da campanha é a importância dos parceiros e da família junto às mulheres e no tratamento do câncer.
A sessão especial foi proposta pela vereadora, Raíssa Lacerda, e foi presidida pelo secretário e vereador Marmute Cavalcanti. Contou ainda com a presença das vereadoras Ivonete Barros (Bayeux), Jaqueline Medeiros (Cabedelo), representando a Organização Não Governamental “Nós podemos Paraíba”.
Também participaram da sessão especial a reitora da Unipê, Ana Flávia Colaço, da secretaria adjunta de saúde da PMJP, Bárbara Wanderley, o representante do Hospital Napoleão Laureano, Severino Celestino e da mastologista e representante do Conselho de Medicina da Paraíba, a médica Débora Cavalcante. Adolescentes da Escola Municipal Indiopiragibe, de mangabeira sete, também estiveram presentes no plenário da sessão especial.
Sobre a campanha – O ‘Outubro Rosa’ tem como foco principal as mulheres entre 50 e 64 anos, que em João Pessoa somam 63.597. Por ano, a gestão municipal pretende realizar 31.796 mamografias.
Redação com Assessoria
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…