Categorias: Paraíba

Código de Direito e Bem Estar Animal se torna lei na Paraíba

PUBLICIDADE

O governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou a Lei 11.140 que institui o Código de Direito e Bem-Estar Animal, de autoria do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB). A partir da sanção, publicada na edição deste sábado (09) do Diário Oficial do Estado, o Código torna-se uma lei válida em toda a Paraíba.

São estabelecidas normas para a proteção, defesa e preservação dos animais vertebrados e invertebrados na Paraíba. A intenção é compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente e o convívio harmônico em sociedade, tudo em consonância com o que determinam as Constituições Federal e Paraibana.

A partir da criação do Código serão necessários pelo menos dois laudos médicos expedidos por veterinários para que seja aplicada eutanásia aos animais. Serão considerados maus-tratos os casos em que houver sacrifício de animais com venenos ou outros métodos não preconizados pela Organização Mundial da Saúde e pelos programas de profilaxia da raiva, manter animais em local completamente desprovido de asseio, alimentação ou que lhes impeçam a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade.

Também passa a ser considerado maus-tratos o abandono de animais em qualquer circunstância, recém-nascido, jovem ou idoso, estando ou não são, doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de lhe ministrar tudo o que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária. Uma série de punições foram estabelecidas para quem descumpri o Código, a exemplo de multas.

Para elaboração da Lei o deputado Hervázio Bezerra debateu o tema com Organizações Não Governamentais que atuam na proteção aos animais, protetores independentes, além da Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba e Comissão da Universidade Federal da Paraíba. Foram realizadas cerca de nove audiências públicas em todo o estado para coletar as principais demandas relativas aos animais.

A Lei ainda estabelece que deverão ser criadas políticas de controle populacional de animais e que cada município deverá instituir um cemitério para receber os cadáveres dos animais mortos no âmbito das respectivas localidades
Hervázio Bezerra destaca a elaboração do Código foi idealizada pelo professor doutor Giuseppe Anacleto e gerenciada pelo professor Francisco José Garcia Figueiredo.

PB Agora

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSDB na PB descarta retorno de Cássio em 2026 e diz que Pedro Cunha Lima ainda é a prioridade

O presidente do PSDB da Paraíba, Fábio Ramalho, descartou, em entrevista nesta sexta-feira (27), a…

27 de dezembro de 2024

Tratando Motta já como próximo presidente da Câmara, Lula se reúne com paraibano para garantir harmonia entre poderes

Em uma articulação política estratégica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta…

27 de dezembro de 2024

João antecipa repasse do ICMS e do Fundeb para municípios paraibanos fecharem 2024 no “azul”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou uma importante medida que beneficiará os 223…

27 de dezembro de 2024

Secretária da Educação de João Pessoa anuncia concurso com mais de 400 vagas em 2025

A secretária de Educação de João Pessoa, América Castro, anunciou que a Prefeitura Municipal de…

27 de dezembro de 2024

João nega convite a Zezinho do Botafogo e a Marinaldo Cardoso para ocupar cargos no Governo: “De minha parte não houve”

Em meio a especulações sobre possíveis mudanças em sua equipe, o governador da Paraíba, João…

27 de dezembro de 2024

Paraíba gera saldo positivo de 2.720 empregos formais em novembro, revela Caged

A Paraíba gerou um saldo positivo de 2.720 empregos formais no mês de novembro, de…

27 de dezembro de 2024