Coleta de lixo aumentou 30% durante os 31 dias d’O Maior São João do Mundo

PUBLICIDADE

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande (Sesuma), engenheiro Geraldo Nobre Cavalcante, avaliou como exitoso o trabalho de coleta do lixo urbano (diurno e noturno), no Parque do Povo durante os 31 dias do Maior São João do Mundo. “Depois de dois anos, sem acontecer, por conta da pandemia, graças a Deus a festa foi um sucesso absoluto, em organização, participação popular e também na limpeza urbana. Nossa equipe, somente de lixo orgânico e inorgânico retirou 211 toneladas, 30% a mais do que em 2019”, declarou. Em 2019, conforme a pasta, foram recolhidas pouco mais de 150 toneladas de lixo orgânico e inorgânico.

Comprovando a grandiosidade d’O Maior São João do Mundo, apenas para tratar da limpeza urbana da cidade, durante o período junino, a Prefeitura de Campina Grande realizou um processo seletivo e contratou 285 colaboradores (homens e mulheres), e mais 40 catadores para o programa Recicla São João.

Distribuídos em quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada), o trabalho, que ficou conhecido como Operação Matuto Limpeza, atuava tanto no Parque do Povo como nas ruas adjacentes e nos distritos de São José da Mata e Galante. No caso de Galante, onde as festividades acontecerão até domingo, 17 de julho, as ações continuarão até o próximo final de semana.

Só do lixo orgânico e inorgânico, levados para o aterro sanitário, foram recolhidas por dia mais de sete toneladas apenas na área do Parque do Povo. Totalizando 211 toneladas, um volume considerável. “Constatando o que o prefeito Bruno Cunha Lima e a empresa parceira, a Medow, já previam, que esta seria a maior edição dos últimos 39 anos, e aconteceu”, declarou o secretário Geraldo Nobre.

Segundo Nobre, a orientação recebida do prefeito Bruno Cunha Lima era de realizar, mais uma vez, um trabalho pontual e de qualidade para oferecer aos campinenses e turistas a oportunidade de, mais uma vez, constatar nosso padrão de limpeza. “Nosso padrão de limpeza sempre alcançou considerável índice de aprovação em anos anteriores e isso aumenta a nossa responsabilidade. Graças a Deus nossos objetivos foram alcançados”, ressaltou o titular da Sesuma.

“Temos a certeza que, neste ano, o número de recorde de turistas melhorou consideravelmente o faturamento no comércio em geral, aumentando a nossa receita. Os comerciantes falam em 30% a mais em relação a 2019, no geral. E a coleta pontual nos bares, restaurantes e similares também comprovou isso”, observou Nobre.

O secretário foi taxativo em afirmar que a festa cresceu, em todos os quadrantes, o que é muito bom para Campina Grande que mostra, mais uma vez, que sabe fazer festa. Ele destacou a contratação de profissionais da cidade, como a parceira Medow, que, com inteligência e competência, alcançou os interesses dos campinenses e de todas as pessoas que procuraram a cidade, nesse período. “Todos nós, enquanto gestores, estamos felizes. Foi muito trabalho e dedicação, mas, no final, fomos recompensados com o êxito de mais uma edição do Maior São João do Mundo e o reconhecimento da população e turistas”, disse.

De acordo com a Sesuma, o Maior São João do Mundo não se resume ao Parque do Povo e Distritos. Também fazem parte os eventos privados: Vila do Artesão e Sítio São João que, também neste ano, bateram recorde de visitação e a Sesuma esteve presente, na área externa desses locais, e internamente com o Recicla São João.

Durante os 31 dias de festa, a Sesuma ainda reforçou a coleta domiciliar na cidade e Distritos, manteve a varrição, capinação, poda de árvores, manutenção de canais e galerias, além da Operação Tapa-Buracos, visto que a malha viária foi bastante afetada com as fortes chuvas registradas nesse período. “Trabalho contínuo e intenso, que exige muita dedicação de toda equipe”, frisou Nobre.

Geraldo Nobre fez questão de apontar a segurança, reforçada com câmeras de alta potência e o trabalho das forças policiais (militar, civil, federal, Corpo de Bombeiros, segurança privada e tecnológica), como fundamentais neste quesito, fazendo deste São João um dos mais tranquilos de todos os tempos. “Agora é sentar, avaliar e já projetar 2023, que virá com novidades e ampliação, como já destacou o nosso prefeito Bruno, pois será nossa 40ª edição”.

O secretário agradeceu aos colaboradores, desde os efetivos, comissionados, contratados e cooperados, que se “irmanaram” para que tudo desse certo. “Nossa gratidão ao prefeito Bruno Cunha Lima, ao coordenador geral do evento, secretário Gilbran Asfora e demais órgãos parceiros, que não mediram esforços para nos garantir as condições de alcançar nossos objetivos, principalmente o de continuar com o nosso excelente padrão de limpeza em mais uma edição do Maior São João do Mundo”, finalizou Geraldo Nobre.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nikolas diz que só apoiará Hugo Motta na Câmara em troca de anistia a manifestantes do 8/1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…

25 de novembro de 2024

Líder da oposição na ALPB lamenta baixas na bancada após adesões de dois deputados ao Governo: “É preciso respeitar”

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (PSB), lamentou,…

25 de novembro de 2024

Chapa única liderada por Galdino deve ser eleita nova Mesa Diretora da ALPB nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…

25 de novembro de 2024

Dança das cadeiras: médico Jhony Bezerra é cotado para comandar a PB Saúde com apoio do Republicanos

O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…

25 de novembro de 2024

Apostador de Campina Grande fatura R$ 520 mil ao acertar 15 dezenas na Lotofácil

Um apostador de Campina Grande acertou 15 dezenas no concurso da Lotofácil deste sábado (23)…

25 de novembro de 2024

Empreendedor Paulo Júnior recebe o Título de Cidadão Pessoense

A Câmara Municipal de João Pessoa realizou sessão solene, na Casa de Recepções Maison Blu’nelle,…

25 de novembro de 2024