A Paraíba o tempo todo  |

Colônia de Férias de João Pessoa terá atividades lúdicas e brincadeiras através de jogos cooperativos

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Educação Infantil (DEI), inicia as ações para o ano de 2023 anunciando a Colônia de Férias para cerca de 17 mil crianças veteranas dos 92 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A abertura será no dia 9 de janeiro, às 8h, na unidade Márcia Suênia, em Mangabeira VIII.

A temática abordada neste ano será ‘Colônia de Férias: o brincar a partir dos jogos cooperativos, um exercício de convivência na Educação Infantil’ trazendo para o universo das crianças atividades inventivas e lúdicas.

“O objetivo é apresentar possibilidades de interações e brincadeiras através de jogos cooperativos que tem como princípio básico a interação entre as crianças. Os jogos cooperativos são atividades com uma estrutura alternativa nos quais os participantes jogam uns com os outros, ao invés de uns contra o outro. Joga-se para superar desafios, para se gostar do jogo, pelo prazer de jogar.  Eu com outro… revivendo o nós”, explicou a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

Dentro dos jogos cooperativos estão o ‘Lençolbol’ os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol; ‘Nó humano’ onde o grupo deverá dar as mãos aos colegas que não estiverem ao lado, de modo a cruzá-las. Quando todos estiverem segurando as mãos uns dos outros, a brincadeira tem início. O grupo deve buscar estratégias para desatar o “nó” sem soltar as mãos. A atividade deve ser adaptada conforme as possibilidades do grupo em realizá-la.

“Há uma expectativa muito grande da comunidade em relação a Colônia de Férias por suas possibilidades educativas mediadas pela ludicidade, além do acolhimento zeloso com as crianças o que credibiliza o trabalho da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa”, disse a diretora da Degef, professora doutora Clévia Carvalho.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe