Categorias: Paraíba

Com aval dos MPs, CG deverá fazer reabertura experimental do comércio

PUBLICIDADE
Romero acerta com MPT, MPF e MPPB apresentação de
relatório técnico-científico que respalda a decisão de reabertura gradual e experimental do comércio campinense na próxima segunda
Prefeito apresentou lista de ações de grande impacto do Município para garantias mínimas de segurança para clientes e trabalhadores do setor comercial
O prefeito Romero Rodrigues manteve uma reunião, por videoconferência, na manhã desta quinta-feira, 16, com representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho. Durante cerca de duas horas, foi discutida a pauta sobre a reabertura gradual e em caráter experimental do comércio de Campina Grande na próxima segunda-feira, 20. Ao final, ficou acertado que a Prefeitura apresentará um relatório técnico detalhado até esta sexta-feira, 16, com todos os dados, estratégias e ações de controle da disseminação na área comercial da cidade.Em sua exposição, Romero Rodrigues fez questão de historiar todas as providências de prevenção e planejamento adotadas por Campina Grande desde o início da pandemia, destacando as medidas cruciais de reestruturação do sistema municipal de Saúde em função do controle da Covid-19 no Município.

Ressaltou que, desde o primeiro momento, sua prioridade foi de adotar medidas de impacto na cidade de isolamento social, renovando o período de restrições, mas adotando uma série de providências objetivas, em termos de estruturação de mais de 100 leitos exclusivamente para assistência a potenciais vítimas da Covid-19; ações sanitárias em toda a cidade através de brigadas multissetoriais da Prefeitura  e sempre controlando de perto a curva epidemiológica. Tanto assim que, após praticamente um mês de isolamento, Campina apresenta apenas oito internações de pessoas infectadas.

Romero ressaltou a formatação de um pacote que inclui meio milhão de máscaras para distribuição com a população a partir já deste final de semana, priorizando neste primeiro momento os pequenos comerciantes dos mercados e feiras livres e informou sobre uma ação arrojada de uma equipe de 120 servidores da Prefeitura, durante a próxima semana inteira, promovendo higienização e orientação à comunidade sobre prevenções básicas. Entre os investimentos da Prefeitura para este momento, além de dezenas de lavatórios portáteis que serão instalados em áreas estratégicas do Centro, a fiscalização nas empresas de acordo com a cartilha rigorosa confeccionada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que prevê cuidados com a saúde de colaboradores e clientes.

Informações

De modo geral, os integrantes dos múltiplos MPs reconheceram o esforço da Prefeitura campinense, solicitaram informações e dados sobre os investimentos em prevenção e enfrentamento da doença na cidade e pediram, por fim, um relatório que evidencie todas as razões pelas quais o Município de Campina Grande tem condições de promover a flexibilização controlada, gradual e experimental da área comercial. Os médicos Rodolpho Dantas (infectologista), que inclusive participou da vídeoconferência, e Miguel Dantas, diretor de Vigilância em Saúde de Campina Grande, foram incumbidos de preparar o documento técnico-científico para ser apresentado até esta sexta-feira.
  Participantes

Participaram da reunião virtual os procuradores Marcela Asfora, Marcos Almeida Raulino Maracajá e Andressa Lucena, pelo MPT; Acácia Soares e Janaina Andrade de Sousa, pelo MPF e os promotores Adriana Amorim de Lacerda e José Guilherme, pelo MPPB.

Acompanharam o prefeito em seu gabinete os secretários Filipe Reul (Saúde) e Alcindor Villarim (Chefe de Gabinete), além do presidente da Urbema, Asfora Neto, e do coordenador de Comunicação do Município, Marcos Alfredo.

Redação com Codecom/PMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Entidade mobiliza esforços para evitar suspensão total de operação carro-pipa na PB

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, anunciou que…

25 de novembro de 2024

Inmet emite aviso para 10 municípios do Sertão com previsão de rajadas de vento de até 60 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um novo alerta de perigo…

25 de novembro de 2024

Paraíso além de Maceió: descubra os principais destinos alagoanos para o próximo verão

Com a chegada do verão, as praias de Alagoas se tornam um dos destinos mais…

25 de novembro de 2024

A partir de hoje: 70 municípios da PB têm serviços de abastecimento de água por carros-pipa suspensos

A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…

25 de novembro de 2024

Nikolas diz que só apoiará Hugo Motta na Câmara em troca de anistia a manifestantes do 8/1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…

25 de novembro de 2024

Líder da oposição na ALPB lamenta baixas na bancada após adesões de dois deputados ao Governo: “É preciso respeitar”

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (PSB), lamentou,…

25 de novembro de 2024