Com o avanço da vacinação contra a covid-19 em João Pessoa, com 27 postos espalhados por toda a cidade neste sábado (10), no segundo dia de vacinação para pessoas com comorbidades e profissionais de saúde na faixa etária a partir de 57 anos, a Prefeitura de João Pessoa ampliou o público alvo e incluiu os coveiros, que desempenham uma atividade de risco, no que se refere ao coronavírus no cronograma.
O prefeito Cícero Lucena acompanhou o atendimento no Santuário Mãe Rainha, no bairro do Aeroclube.
“Estou vendo com muita alegria esta campanha. Nós sabemos que a forma de combater a pandemia é certamente com vacina, distanciamento social e o uso correto de máscara. João Pessoa, através da equipe de Secretaria de Saúde e com o apoio das demais secretarias, tem se destacado, os profissionais têm se doado para fazer acontecer. Não tem dia ou hora, basta chegar a vacina. Ontem a vacina chegou às 7h da manhã e, às 8h, já estávamos nos postos vacinando. É o compromisso do poder público em cuidar da cidade neste momento em que todos estão precisando”, disse.
Logo no início da manhã, 17 coveiros foram vacinados, no Santuário Mãe Rainha.
O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ubaldo Pequeno, destacou que o trabalho dos coveiros na pandemia, que já causou mais de 6 mil mortes na Paraíba, é de risco. “É uma luta nossa que já vem há um determinado tempo e chegou a hora deles. Eles estão nesse grupo de risco, em contato direto com as vítimas da pandemia. Agora vão estar protegidos”, disse.
Neste sábado (10), o público atendido é o de profissionais de saúde 57+ e as pessoas com comorbidades de mesma faixa etária. As comorbidades atendidas são do tipo diabetes mellitus, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).
Também podem ser vacinadas pessoas com idade acima de 18 anos que já fizeram transplante (exceto córnea), pacientes de hemodiálise ou pessoas com anemia falciforme.