Categorias: Paraíba

Com base na minissérie ‘Adolescência’, juiz do TJPB vai ministrar palestras sobre bullying em escolas de JP

PUBLICIDADE

Com a finalidade de orientar, esclarecer e ouvir questionamentos de pais e alunos sobre vários temas que envolvem o universo infantojuvenil e seus direitos e deveres, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Adhailton Lacet Correia Porto, vai ministrar duas palestras que fazem parte do Projeto ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Família e Escola. Depois de realizar esse trabalho em 12 instituições públicas de ensino fundamental e médio da Capital, agora as palestras alcançam a rede privada, com o tema ‘Bullying’ e focada na minissérie ‘Adolescência’.

A primeira palestra terá início às 8h (Motiva Tambaú) e a segunda explanação às 14h (Motiva Altiplano), ambas na quarta-feira (09). Todo o conteúdo será transmitido por um telão. “Também estamos avaliando levar essa iniciativa para municípios do interior da Paraíba. Normalmente, as palestras contam com profissionais das áreas de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia, além de conselheiros tutelares”, informou Adhailton Lacet. O magistrado lembrou que o Projeto ECA, Família e Escola teve início em 2023 e que a ação também é levada aos condomínios.

Para Lacert, “o magistrado não pode se limitar, apenas, a prolatar decisões e sentenças em seu gabinete, mas deve conhecer, com mais profundidade, a situação das crianças e adolescentes em fase escolar. Percebemos que essa visita era muito desejada, tanto pela direção da escola como pelos pais dos alunos”, comentou o juiz.

Especialistas e psicanalistas defendem que pais e escola devem estar atentos ao comportamento de crianças e adolescentes e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles. O diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes. A Lei nº 13.185/2016, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

Série – Em uma cidade inglesa, a polícia invade a casa de uma família e prende Jamie Miller, um garoto de 13 anos, sob suspeita de ter assassinado sua colega de classe Katie Leonard. Jamie é levado para uma delegacia para interrogatório e posteriormente detido em um Centro de Treinamento de Segurança. Durante as investigações na escola de Jamie e as sessões com uma psicóloga forense, surgem indícios de que o garoto estava profundamente abalado por episódios de bullying.

Ascom / TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vítimas de queda de avião no distrito de São José da Mata, em CG recebem alta hospitalar

Os dois homens vítimas da queda de um avião no distrito de São José da…

10 de abril de 2025

Governador inicia construção de travessia provisória na PB-034 entre Alhandra e Cupissura

O governador da Paraíba, João Azêvedo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da…

10 de abril de 2025

Adversário da Copa do Brasil, Belo-PB já enfrentou Flamengo cinco vezes com lembranças de vitória por 2 x 1 na era Zico

O sorteio da Copa do Brasil realizado ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ,…

10 de abril de 2025

Em nota, Saúde de JP esclarece manutenção de repasse de recursos ao Padre Zé após unidade de saúde ter contas reprovadas

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, em nota divulgada na noite desta quarta-feira…

9 de abril de 2025

Bolsonaro confirma nome de Sérgio Queiroz para disputar Senado em 2026

O ex-presidente da República anunciou o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, como possível candidato ao…

9 de abril de 2025

MPPB traça estratégias para atuação no “Maior São João do Mundo” durante reunião com representantes das forças de segurança

MPPB traça estratégias com representantes das forças de segurança para atuação no “Maior São João…

9 de abril de 2025