Com o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, com menos de 16% de sua total capacidade de armazenamento, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) poderá adotar um sistema de racionamento diferenciado em Campina Grande a partir do dia primeiro de novembro. O órgão está fazendo um zoneamento da cidade, dividindo as áreas dos bairros e analisando a quantidade de dias em que elas terão o fornecimento de água interrompido.
Com a implantação desse sistema de contenção do consumo de água do açude de Boqueirão, Campina Grande passaria a ter um rodízio no fornecimento. “Ainda não temos uma definição porque precisamos levar em consideração vários fatores, já que a vazão será reduzida ainda mais. Outro modelo que estudamos é mesmo o aumento dos dias sem água”, declarou o diretor regional da Cagepa, Simão Almeida.
As novas modalidades de racionamento serão entregues à Secretaria de Recursos Hídricos, que decidirá qual o melhor se encaixa. Um deles também deverá ser implantado em todas as cidades abastecidas pelo Boqueirão.
No mês passado, a Cagepa dediciu que o racionamento de água em Campina Grande e mais 18 cidades da região será ampliado a partir do dia 1º de novembro. A informação foi confirmada pelo diretor regional da Companhia Simão Almeida, e segue uma recomendação da Agência Nacional das Águas (ANA).
“Com certeza vai ter o aumento do racionamento, e aí sim vai exigir muito mais da população, que já vem contribuindo, mas sem dúvida vai ter que ser feito mais um sacrifício para que a gente ajuste para essa vazão determinada pela ANA “, disse Simão Almeida.
O novo modelo de racionamento, que será adotado a partir de novembro, ainda não foi divulgado pela Cagepa. Segundo Simão Almeida, pelo menos duas alternativas serão estudadas e apresentadas para a diretoria da companhia que vai analisar e decidir. Até 1º novembro continua valendo o mesmo modelo de racionamento que vem sendo aplicado.
Redação
O secretário de Estado da Administração e presidente do diretório do Partido Socialista Brasileiro em…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), destacou nesta terça-feira (7) sua confiança no vice-governador…
A tão esperada sexta-feira, 10 de janeiro, para o povo venezuelano está chegando. Nicolás Maduro…
A Barreira do Cabo Branco, um dos cartões-postais mais visitados de João Pessoa, ganhará novas…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), declarou nesta terça-feira (7) que…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa deu continuidade, nesta…