Categorias: Paraíba

Começa a valer aplicativo para facilitar adoção em Campina Grande

PUBLICIDADE

Começou a valer o aplicativo que facilita o processo de adoção em Campina Grande. A ferramenta entrou em funcionamento na semana em que completou 157 anos de Emancipação Política da Rainha da Borborema. Com isso, Campina Grande  se tornou a primeira cidade da Paraíba a incluir crianças e adolescentes no A.DOT, aplicativo de busca ativa que facilita o processo de adoção de crianças e adolescentes.

Atualmente, existem 11 crianças disponíveis para adoção, em Campina Grande, e mais de 3 mil, em todo o Brasil. Como forma de ajudar as famílias que estão passando por processo de adoção, o Tribunal de Justiça da Paraíba, recorreu a tecnologia e lançou um aplicativo com a finalidade de ajudar

A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e trazida ao estado através de um convênio com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), começou a funcionar em Campina Grande. O objetivo do aplicativo é facilitar o processo de adoção de crianças e adolescentes.

Com a ferramenta, pretendentes habilitados podem conhecer melhor o perfil dos menores, mesmo que eles tenham perfil diferente do que procuravam inicialmente. O A.DOT também informa sobre condições jurídicas de adoção no país.

Segundo o TJPB, o aplicativo “A.dot”, é uma nova ferramenta para inclusão de crianças e adolescentes no seio da família adotiva, levando em consideração que muitos os que estão disponíveis para adoção são desconhecidos daqueles que desejam adotar.

O juiz auxiliar da Vara de Infância e Juventude de Campina Grande, Hugo Zaher, explicou que no aplicativo, as pessoas podem fazer busca ativa por estado, a fim de descobrir quais são as crianças disponíveis para adoção. O juiz, ainda falou da importância do aplicativo para as crianças que estão em situação de adoção:
“O aplicativo é importante porque ele potencializa o direito fundamental dessas crianças e adolescentes que visão conseguir uma família”, explicou o juiz.

Com o mesmo pensamento, o  juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Perilo Lucena, ressaltou a importância na preparação das crianças para a produção dos vídeos e, principalmente, a decisão de cada um de participar do projeto, por conta própria.

Para fazer uso da iniciativa, é preciso baixar o aplicativo “A.dot”, fazer um cadastro e esperar confirmação. Após a confirmação, o interessado pode escolher o gênero, faixa etária e estado da criança; ou adolescente, que pretende adotar
 
Para a promotora da Vara da Infância e Juventude, Juliana Couto, Campina Grande adotou um aplicativo que já vem com muito êxito no território nacional e traz muita expectativa para os jovens adolescentes. “O pioneirismo de Campina vai trazer experiências positivas para o nosso estado e, certamente, viabilizar perspectivas melhores para os nossos jovens acolhidos”, afirmou.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024