A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Começa nesta 4ª a Campanha da Fraternidade 2017 e dom Genival fala sobre o tema

 Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente, nesta Quarta-feira de Cinzas, dia primeiro de março, a Campanha da Fraternidade 2017 (CF 2017).

 

O lançamento será na sede da entidade, em Brasília (DF), e será transmitido ao vivo pelas emissoras de TV de inspiração católica, a partir das 10h45.
A campanha, que tem como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.
No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

 

O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, concede entrevista na quarta-feira de Cinzas (01), a partir das 10 horas, à imprensa para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2017.

Ele receberá a imprensa na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, no bairro de Tambaú, em João Pessoa (Avenida Olinda, s/n – perto do Hotel Tambaú), onde celebrará a missa de cinzas, as 8h30, com a participação do cônego Egídio Carvalho, que ficará responsável pela campanha.
Este ano a campanha da Igreja Católica tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” sob o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15).

A Campanha da Fraternidade vai abordar os biomas brasileiros.
Conforme o cônego Egídio, cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, que correspondem a grandes espaços geográficos com as mesmas características físicas, biológicas e climáticas, onde vive grande número de espécies de plantas e animais, é o chamado que faz, em nome de Deus, a Igreja do Brasil, através da Campanha da Fraternidade 2017.

“A história do Brasil mostra-nos que desde o descobrimento até os dias atuais os nossos biomas, as nossas regiões e todo o território brasileiro sofrem com o uso irresponsável dos bens naturais e com a interferência direta do homem na natureza e no planeta. Nossos biomas têm sentido de forma perversa o peso da mão inconsequente do ser humano”.

Na Paraíba, a Igreja Católica vai abordar os dois biomas nos quais o povo encontra-se inserido: Mata Atlântica e Caatinga.
“Ao abordá-los, vamos entender melhor suas características e seus problemas para que, à luz da fé, questionemos os desafios atuais desses biomas e dos povos que neles vivem. Vamos discutir o que podemos e devemos fazer em defesa e em respeito à criação que Deus nos deu não para maltratar e destruir e sim para ‘cultivar e guardar’”, afirma o Côn. Egídio.

Durante o período da Quaresma, a campanha vai ajudar a construir uma cultura de fraternidade entre homens, apontando para a justiça e denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos. Neste ano de 2017, o chamado da Igreja é lançado a todas as pessoas de boa vontade a enfrentar com compromisso as palavras do Criador que convida a todos a “cultivar e guardar a criação”.

Em Campina Grande, a CF será aberta oficialmente no próximo domingo na Missa das 10h pelo bispo dom Manoel Delson.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe