Estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 devem ficar atentos. Tem início nesta segunda-feira (2) o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito até o dia 11 no site do Enem (enem.inep.gov.br).
Serão isentos os estudantes que estiverem na última série do Ensino Médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Outra situação em que cabe a isenção é para o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Neste ano também não precisam pagar a inscrição os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.
Uma novidade deste ano é que os candidatos com isenção na taxa de inscrição, que faltaram às provas do ano passado, terão que justificar a ausência para fazer o Enem 2018.
A ausência deve ser comprovada por meio de documentos oficiais, como atestado médico que confirme doença que impeça a locomoção do candidato, atestado de óbito de familiares ou boletim de ocorrência. O participante que não apresentar a justificativa deverá pagar o valor da taxa de inscrição, que foi mantida em R$ 82.
A exigência foi adotada por causa dos prejuízos que o exame vem registrando nos últimos anos aos cofres públicos. Conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as últimas cinco edições do Enem representaram um prejuízo de R$ 962 milhões com participantes que se inscreveram e não foram às provas.
As inscrições para o Enem terão início às 10 horas do dia 7 de maio e seguirão até as 23h59 de 18 de maio. O pagamento da taxa deverá ser feito entre os dais 7 e 23.
Assim como em 2017, as provas serão realizadas em dois domingos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura do exame será igual.
Redação com A Tribuna
O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…
A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…
O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…
Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…
Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…
A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…