O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, acatou a Recomendação Ministerial 42/2020, expedida pelos ramos do Ministério Público na Paraíba, na última quarta-feira, para prorrogação da reabertura do comércio em razão do risco iminente de contágio em massa pelo novo coronavírus, que poderia levar ao colapso do sistema de saúde. A decisão do gestor foi comunicada em ofício aos membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), no final do dia dessa sexta-feira (17/04), quando terminou o prazo estabelecido pelos MPs para a manifestação do prefeito.
As medidas que restringem a circulação de pessoas, e inclui o fechamento do comércio nas cidades paraibanas, se baseiam em orientações das autoridades de saúde, como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, para o distanciamento social como medida de contenção da covid-19. Segundo os órgãos ministeriais, enquanto a rede municipal de saúde não estiver completamente estruturada para receber pacientes de Campina Grande e municípios do interior, as medidas de isolamento social devem ser mantidas, por serem as mais eficazes para conter o avanço da covid-19 neste momento.
Os membros do MPPB, do MPF e do MPT chamam a atenção para o fato de que hospitais de campanha ainda estão sendo construídos e os gestores ainda estão viabilizando a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde, o que reforça a importância da manutenção de medidas rigorosas de isolamento. No ofício encaminhado as membros dos órgãos ministeriais, o prefeito reconhece que as cautelas e preocupações do MP são legítimas e reitera que a preocupação do poder executivo municipal é a preservação da saúde da população, com a ampliação de leitos, aquisição de EPIs, de campanhas de conscientização e da intensificação de monitoramentos da situação nova vivenciada pelo mundo, imposta pela pandemia de covid-19.
Preciso no ataque e "impecável" na defesa. O Botafogo venceu o Palmeiras, por 3 a…
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…
Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…
Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…