Comitiva paraibana busca novas experiências em maior evento de governo digital do mundo

PUBLICIDADE

Uma equipe de secretários e dirigentes de órgãos do Governo da Paraíba participará, de domingo (28) até o dia 2 de junho, do maior evento de governo digital do mundo, o e-Governance Conference, na Estônia, com o objetivo de conhecer experiências em serviços públicos digitais e, assim, aperfeiçoar as ações na área de governo digital da Paraíba e buscar novas oportunidades de parcerias.

A comitiva paraibana será formada pela secretária executiva de Administração, Jaqueline Gusmão, pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Junior, e pelo diretor executivo de Modernização da Gestão e Analista da Codata, Renato Abreu. Os três farão parte da Missão Consad – Conselho Nacional de Secretários de Administração. Além da Estônia, o evento acontecerá também na Finlândia, de 28 de maio a 02 de junho.

Ao todo, 120 brasileiros – tanto de instituições governamentais quanto privada –, participarão da Missão, que tem o objetivo de conhecer o ecossistema da Estônia, governo digital e aprofundar nos principais temas no país mais digital do mundo.

Para Jacqueline Gusmão, a experiência trará novas oportunidades na área de governo digital para a Paraíba. “Vamos conhecer novas oportunidades de parceria, assim como entender como funciona a implementação de novas tecnologias. A Estônia é o país mais digital do mundo e o networking com especialistas neste tema nos permitirá conhecer experiências em serviços públicos digitais, identidade digital, cibersegurança e estratégias em transformação digital com base em casos práticos da Estônia”, avalia Jacqueline Gusmão.

Serão cinco dias de missão divididos entre os dois países. Serão realizados workshops, palestras e participação no evento E-Governance Conference para contextualização da jornada de transformação digital da Estônia, apresentação do ecossistema de governo digital e inovação do país.

Os conteúdos das agendas da missão vão explicar a jornada de transformação digital da Estônia, assim como também os principais temas de governo digital do país, englobando identidade digital, serviços públicos, segurança, interoperabilidade (X-Road), entre outros.

Sobre o X-Road – A Estônia é reconhecida como um líder global em transformação digital, e-governo e tecnologia da informação. Ela desenvolveu uma plataforma de interoperabilidade segura, que permite que diferentes sistemas de informação possam se comunicar e trocar dados de maneira confiável, que chama-se X-Road. Esta plataforma foi desenvolvida em resposta à necessidade de integrar sistemas de informação governamentais e privados em um ambiente seguro, confiável e confidencial.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Militar apreende bala de canhão do tamanho de um braço na Grande João Pessoa

Uma operação da Polícia Militar resultou, na manhã deste sábado (26), na apreensão de uma…

26 de outubro de 2024

Roberto Burity é reconduzido presidente do Botafogo da Paraíba; posse ocorrerá em novembro

Por aclamação, Roberto Burity foi reeleito presidente do Botafogo Futebol Clube para o biênio 2024-2026,…

26 de outubro de 2024

Falso corretor de imóveis é preso novamente por golpes e violência doméstica na Grande João Pessoa

Um estelionatário com longa ficha criminal, conhecido por aplicar golpes como falso corretor de imóveis…

26 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena na eleição deste domingo chega a 71,1%, aponta pesquisa PB Agora/Datavox

A confiança dos eleitores na vitória do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das…

26 de outubro de 2024

Incêndio atinge Lojinha do Treze em CG, mas rapidamente é controlado pelos Bombeiros

Um incêndio de pequenas proporções atingiu a Lojinha do Treze, localizada na esquina do Calçadão…

26 de outubro de 2024

Apenas um trecho do litoral paraibano está impróprio para banho, aponta relatório da Sudema

Em recente avaliação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a qualidade das…

26 de outubro de 2024