Os pais de primeira viagem mal se adaptaram à rotina de seu bebê e já é hora de se preocupar com um assunto importantíssimo: a escola em que o filho vai estudar. Hoje – com a vida cada vez mais corrida do papai e da mamãe – as crianças começam a frequentar a escola bem cedo, às vezes antes do primeiro ano de vida. A oferta é bem variada, mas como escolher a melhor?
De acordo com a psicopedagoga Juliana Fernanda, que coordena as atividades do Espaço de Desenvolvimento Infantil, em Manaíra, o primeiro passo que deve ser dado é o casal definir o tipo de ensino que querem para a criança (como métodos tradicional e construtivista). “Existe um conceito do que é certo e errado e muito se pode fazer pela criança, saber se é adequado ou não. Tem que conversar com eles e ver o que gostariam que o filho tivesse acesso”.
Para definir a melhor opção, os pais devem analisar ainda currículo acadêmico da escola, limpeza, quem são os professores, atividades extracurriculares e material a ser utilizado. Não se esqueça também de verificar se o espaço possui ambientes limpos, espaçosos e seguros, e se é um lugar “feliz”. “Quando as pessoas são preparadas e seguras para esta função, dá para sentir que trabalham com amor, e muita paciência, o que é indispensável para quem trabalha com crianças”, aponta a psicopedagoga do Baby’s Cool.
Além disso, é aconselhável fazer uma visita quando a escola estiver em atividade; e melhor ainda se os pais puderem fazer isso juntos e escolher conjuntamente o que desejam para seus filhos. Uma vez escolhida a escola, visite-a com a criança.
Você também tem a opção de perguntar para outras pessoas se já ouviram falar algo de bom ou de ruim da escola. Mas, tenha sempre em mente que você não vai encontrar nenhuma que seja perfeita, e que a escolhida tem uma grande responsabilidade, pois é lá onde seu filho vai passar uma parte de seu dia, e vai fazer os primeiros amigos, e o primeiro contato com a vida social, e terá muitas conquistas.
Como escolher a primeira escola
Confira algumas recomendações antes de matricular seu filho:
– Em primeiro lugar, verifique se a escola tem autorização para funcionar. Para isto, entre em contato com a Secretaria de Educação do Estado.
– Visite várias vezes a escola em horário de funcionamento. Nestas visitas, verifique as condições de higiene e a adequação da infraestrutura, como banheiros e salas, adaptados ao tamanho das crianças;
– Observe se os profissionais são pessoas carinhosas;
– Observe os aspectos físicos da escola: o importante não é o prédio ser bonito, mas ser seguro;
– Converse com o coordenador pedagógico ou diretor para saber quais são as atividades desenvolvidas pela instituição de ensino;
– Conheça também os métodos de ensino e alfabetização usados pela escola para ver se eles são compatíveis com o que você deseja para o seu filho e se combina com a sua forma de ver o mundo e a educação.
Ascom