Categorias: Paraíba

Comunidade Dubai: a pedido do MP, PMJP deve encaminhar plano de ação até a próxima terça

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta quarta-feira (01/12), uma audiência com representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa para tratar da assistência às famílias retiradas da comunidade Dubai. O Município se comprometeu a encaminhar ao MPPB, até a próxima terça-feira (7), um plano  com cronograma de todas as ações que serão executadas, apontando o que compete a cada secretaria municipal.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Alley Borges Escorel (promotor da Criança e do Adolescente da Capital), João Arlindo Corrêa (promotor da Criança e do Adolescente da Capital), Ivete Arruda (promotora da Cidadania e Direitos Fundamentais – em substituição) e Liana Espínola (coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Fundamentais),

Da PMJP, participaram as secretárias de Habitação (Semhab-JP), Socorro Gadelha; de Educação, América Castro; o procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega e a procuradora do município Thaís Boueres; a diretora de Assistência Social, Benicleide Silvestre, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc-JP); o chefe de gabinete da Secretaria Desenvolvimento Social (Sedes-JP), Dorgival Vilar; coordenador da Defesa Civil da Capital, coronel Kelson Chaves; o secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira; e o gerente Jamil Richene.

Os promotores de Justiça destacaram a importância de um plano detalhado, com prazos definidos para ação e da articulação entre as secretarias para garantir a melhor assistência às famílias que estão alojadas nos três locais: o CPDAC, a escola João Gadelha e o ginásio Hermes Taurino.

Os representantes da prefeitura informaram que foi encaminhada resposta às recomendações feitas pelo MPPB, na última segunda-feira (29/11), bem como foram elencadas as medidas que estão sendo tomadas para a concessão do aluguel social, cadastramento das famílias e levantamento das crianças e adolescentes em relação às matrículas em creches e escolas. A secretária de Habitação assegurou que as famílias receberão o aluguel social até a entrega das chaves das unidades habitacionais. O secretário de Desenvolvimento Humano garantiu que as famílias que saírem com aluguel social receberão cartão alimentação do governo do Estado no valor de R$ 50. As questões relativas à estrutura dos locais de abrigamento provisório também foram discutidas, tendo havido compromisso de intervenção quanto a botijões de gás, esgotamento, fornecimento de água, lavanderias e cozinhas comunitárias.

 “Foi uma reunião muito importante. Tivemos a oportunidade de ouvir do poder público as iniciativas que estão sendo feitas e os próximos passos em todos os setores. Discutimos situações amplas e pontuais e ouvimos dos gestores. Mas é fundamental que tenha o plano de ação detalhado, que contemple as situações, com o cronograma passo a passo do que será feito por cada secretaria para minimizar e atender os direitos fundamentais da população infantojuvenil que se encontra alojada”, avaliou o promotor Alley Escorel.

Da Redação com MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em carta a filiados, membros do PSOL avaliam como “erro” escolha do PT por Luciano Cartaxo para disputar PMJP

Na tarde sesta quinta-feira (27), membros do Psol na Paraíba divulgaram carta endereçada aos filiados…

27 de junho de 2024

“Surpreso” com reação de membros do PSOL sobre aproximação com Cartaxo, Tárcio diz que “ressentimento” está guiando debate

O pré-candidato a vereador pelo PSol, Tárcio Teixeira, disse, na noite desta quinta-feira (27), ter…

27 de junho de 2024

Confirmado pelo PT pré-candidato a prefeito de JP, Cartaxo garante que vai se manter na base do governador João na ALPB

Apesar de sua pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa pelo PT, o deputado estadual Luciano…

27 de junho de 2024

Presidente do PT da Paraíba diz que não fará campanha para Cartaxo em JP: “Tem total desprezo pelas regras”

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou duramente a…

27 de junho de 2024

Mídia nacional repercute entrevista de ministro paraibano sobre a análise das contas do 1º ano do Governo Lula

Em entrevista à imprensa nacional, via Jornal O Globo, o ministro paraibano Vital do Rêgo…

27 de junho de 2024

Construtora Planc é condenada a pagar R$ 15 mil de dano moral por atraso na entrega de imóvel na PB

A empresa PLANC – Tarsila do Amaral Empreendimentos Imobiliários foi condenada pela Terceira Câmara Cível…

27 de junho de 2024