Concurso dos Correios vai destinar 30% das vagas para pessoas negras e indígenas

PUBLICIDADE

O concurso nacional dos Correios destinará 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. A estatal está na etapa final de revisão e análise dos editais, que serão publicados no dia 9 de outubro.

“A equidade de raça está entre as prioridades da nossa gestão, em alinhamento às diretrizes do governo do Presidente Lula. Com a reserva de vagas para grupos historicamente minorizados estamos criando oportunidades para que iniciem uma carreira sólida nos Correios, uma das empresas mais admiradas do Brasil, e contribuímos para o avanço da justiça social em nosso País”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Com a realização do concurso, a atual gestão está cumprindo um compromisso assumido com as empregadas e empregados da estatal, que passou por um processo de sucateamento no governo anterior, com vistas à privatização. O último concurso público nacional para nível médio e superior da empresa foi realizado há 13 anos, em 2011.

Serão ofertadas 3.099 vagas de Agente de Correios (nível médio), além de 5.344 para cadastro reserva; e 369 vagas para Analista de Correios (nível superior) mais cadastro reserva de 631 postos para o cargo. Os salários iniciais serão de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente.

A previsão de aplicação das provas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) é 15 de dezembro de 2024 em todas as regiões do Brasil, contemplando todos os estados e o Distrito Federal, podendo abranger até 306 localidades.

Para os cargos de Agente de Correios, as provas serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Já para os de Analista de Correios, serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório, mais prova discursiva com redação de até 30 linhas.

Mais informações como período de inscrição, datas específicas de provas, cronograma detalhado, conteúdo programático e demais procedimentos serão divulgados no edital normativo.

Segurança e saúde do trabalho – Já as provas do concurso público dos Correios para provimento de vagas na área de medicina e segurança do trabalho serão aplicadas no dia 13 de outubro, pelo IADES. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 20 de novembro.

A primeira fase será constituída de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase é de comprovação de requisitos, análise de perfil profissional e realização de exames médicos admissionais.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no edital, disponível em: https://prosel.correios.com.br/concursos/detalharconcurso/1211.

Sobre os Correios
Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos. Para mais informações, acesse: www.correios.com.br.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhony Bezerra inicia articulação com ex-candidatos para fortalecer oposição no 2º turno em Campina

Em entrevista nesta terça-feira (07), um dia após o resultado do primeiro turno das eleições,…

7 de outubro de 2024

Renovação na Câmara de João Pessoa: 37% dos vereadores não conseguem a reeleição; veja quem ficou de fora

O pleito deste ano em João Pessoa trouxe uma significativa renovação na Câmara Municipal, resultando…

7 de outubro de 2024

PP de Aguinaldo Ribeiro e Republicanos de Hugo Motta se destacam ao elegerem as maiores bancadas na Câmara de JP

As eleições deste ano em João Pessoa resultaram na formação das duas maiores bancadas da…

7 de outubro de 2024

Mais votada para CMCG, Jô Oliveira evita antecipar debate sobre Mesa Diretora e confirma apoio a Jhony

Eleita como a vereadora mais votada de Campina Grande nas eleições de 2024, Jô Oliveira…

7 de outubro de 2024

Além do prefeito, Vitor Hugo faz 100% da Câmara e elege os 15 vereadores em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano (Avante), mostrou porque é considerado a maior liderança…

7 de outubro de 2024

Jovem é atropelada próximo ao Mangabeira Shopping, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (7), uma jovem foi atropelada no bairro de Mangabeira, em João…

7 de outubro de 2024