A fase preliminar do Nordestão começa no sábado (06). O Sousa enfrenta o ABC, e o Botafogo-PB duela contra a Jacuipense
Nas últimas semanas do mês de dezembro de 2023 e já nos primeiros dias de 2024, as condições do estádio Almeidão foram tema de discussões. Primeiro por conta da situação do gramado, que apresentava uma fisionomia estranha e muitos buracos, e a marcação de um jogo do Flamengo, pelo Campeonato Carioca e a pintura da arquibancada com as cores vermelho e preta, as mesmas do time do Rio de Janeiro.
A começar pela parte do entorno “sudoeste” do estádio, que está em obras de urbanização, que sempre contou com problemas de alagamentos. Como era previsto, as intervenções não foram terminadas, mas estão em estágio avançado, dentro do cronograma.
Conforme prometido pela SUPLAN, responsável pela obra, a parte, que fica na lateral da entrada do estacionamento da imprensa, será liberada, e os locais que ainda não foram contemplados com calçamento estarão isolados com tapumes.
Sobre o gramado, ainda existem alguns buracos, mas que serão amenizados com o último corte da grama, que será realizado entre esta quinta e sexta-feira. Fora do retângulo onde é realizado o jogo, existe muito mato e ervas daninhas que, com a ação dos ventos, vão para dentro de campo. A intenção é trocar a parte da área técnica pelo mesmo tipo de grama para evitar essa situação no futuro.
Antes Depois
A grande polêmica dos últimos dias tem sido as cores da arquibancada sol. Com a confirmação do jogo do Flamengo para o dia 21, contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca, para o Almeidão, surgiram boatos de que as cores seriam para agradar o time rubro-negro.
Porém, a mudança nas cores está definida desde outubro, muito antes da possibilidade do Mengo jogar em João Pessoa. Além disso, haverá intercalação entre as cores vermelha, branca e preta, que constam no escudo do Botafogo-PB. Porém, o clube se considera alvinegro.
A parte branca será para sinalizar os novos corrimãos que levam da arquibancada ao gramado em caso de situações de emergência, exigência que foi determinada pelo Ministério Público e atendida antes mesmo de estarem programados novas partidas para o Almeidão.
Entretanto, até o jogo de domingo, deve estar concluído este serviço até metade da arquibancada, onde também serão pintados a bandeira da Paraíba e o logotipo do governo do estado.
Por fim, os cabos de uma das torres de iluminação que foram roubados recentemente estão sendo repostos e não há risco de prejuízo ao confronto de domingo. E na parte interna do estádio, cabos e fios foram protegidos, em outra exigência do Ministério Público, para que não ficassem expostos e causando riscos. Na próxima semana, os vestiários dos árbitros, mandante e visitante receberão forros e, em um futuro, serão climatizados com ar condicionado.
Ainda sobre o vestiário da arbitragem, ele ganhará uma beliche para que os profissionais possam descansar durante e após os jogos e uma divisória para banheiro masculino e feminino, coisa que não há atualmente.
Foto: Élison Silva Foto: Élison Silva
CONFIRA A ARBITRAGEM
Botafogo-PB x Jacuipense
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Assistente 1: Ricardo Bezerra Chianca (PE)
Assistente 2: Humberto Martins Dias Silva (PE)
Quarto árbitro: Ruthyanna Camila Medeiros da Silva (PB)
Analista de Campo: Adriana Basílio Soares Baracho (PB)
Fonte: Equipe @Vozdatorcida