O retorno de diversas atividades de comércio e serviço no estado estão a depender da apresentação de protocolo de prevenção à Covid-19 por cada setor. Com base em recomendações de órgãos de saúde, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) apresentou as ações a serem adotadas pera que o transporte coletivo volte a circular na Capital.
Os protocolos precisam assegurar à população e aos funcionários a máxima possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. O documento apresentado pela Sintur-JP para a retomada das atividades garante, acima de tudo, a higienização dos ônibus.
De acordo com o presidente Isaac Júnior, haverá uma intensificação da limpeza e desinfecção dos terminais de bairros, Lagoa, sede administrativa e dos ônibus, além da higienização da frota que já é realizada diariamente nas garagens.
Ainda segundo Isaac, 50 colaboradores estarão envolvidos diretamente com a limpeza e sanitização dos ônibus e terminais durante o período de operação das linhas.
Entre as medidas a serem adotadas, consta que o acesso aos veículos será feito exclusivamente para passageiros que utilizem máscaras. Motoristas também deverão possuir kit individual de proteção com máscaras de tecido e álcool em gel, estando orientados a seguir todos os protocolos de segurança adotados.
Para evitar o contato físico entre passageiros e colaboradores, deverão ser feitas campanhas de incentivo ao uso do cartão Passe Legal, por ser o meio de pagamento mais seguro, de fácil higienização.
O retorno das atividades do transporte coletivo em João Pessoa ainda não possui data para o retorno.
PB Agora