Em meio a tumulto, filas e expectativas, os campinenses elegeram ontem os novos conselheiros tutelares da cidade. A eleição foi agitada, com muita reclamação. Filas chegaram a ser formadas na Escola Nezinha Cunha Lima no bairro de José Pinheiro, um dos locais de votação do pleito.
Moradores dos 223 municípios paraibanos vão elegeram neste domingo (6) os conselheiros tutelares que vão atuar na defesa e proteção dos direitos de crianças e adolescentes de suas cidades, nos próximos quatro anos. Na Paraíba, nove municípios utilizaram as urnas eletrônicas.
O Conselho Tutelar é essencial ao Sistema de Garantia de Direitos. É o órgão encarregado por lei, escolhido pela sociedade, para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes. Através dos Conselhos Tutelares, os pais reivindicam serviços públicos não atendidos nas áreas de saúde, educação e segurança. É o Conselho Tutelar quem aplica medidas protetivas em proveito de crianças e adolescentes, quem reivindica ao Poder Público, apontando suas falhas, o cumprimento de seu papel de agente executor de políticas públicas.
A apuração aconteceu após a realização das eleições. Eles assumem em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos.
Resultado Região Leste
1. Boneca
2. Lana
3. Pastor Carlos
4. Ana Paula
5. Wanessa
Região Oeste
1° Alberto
2° Jean Pierre
3° Nilda
4° Jeane
5° Josiflávio
SUPLENTES
1° Edcleide
2° Evania
3° Pedro
4° Aziel
5° Márcia Nogueira
Resultado Região Norte
1 – Sueide
2 – Soraya
3 – Ellen
4 – Christiano
5 – Dapaz
6 – Ricardo
7 – Michele
PB Agora