Nesta segunda-feira, 20 de novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, seis estados brasileiros, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, adotaram o feriado integral para promover a reflexão sobre a presença da comunidade negra na sociedade brasileira e a influência da cultura africana na identidade nacional. Vale ressaltar que, na Paraíba, a data não é considerada feriado.
Enquanto o feriado é uma realidade em algumas localidades, o Congresso Nacional discute a possibilidade de transformar o dia 20 de novembro em feriado nacional. O projeto de lei apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), já aprovado pelo Senado, aguarda votação na Câmara dos Deputados.
O Dia da Consciência Negra visa promover uma reflexão profunda sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira, reconhecendo a rica herança afro-brasileira. A data, que presta homenagem a Zumbi dos Palmares, busca sensibilizar a sociedade para as lutas da população negra e a existência do racismo estrutural. Além disso, torna-se uma oportunidade para debater questões como cotas raciais e igualdade salarial.
Redação