Conselho da OAB-PB rejeita, por unanimidade, pedido de impugnação da candidatura de Fábio Andrade

PUBLICIDADE

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, rejeitou, por unanimidade, o pedido de impugnação protocolado contra a candidatura de Fábio Andrade para a eleição do Quinto Constitucional.

Em reunião nessa sexta-feira (23), os membros do conselho acataram parecer do relator, conselheiro Gustavo Moreira, que classificou como improcedentes as alegações apresentadas pelo impugnante e atestou a lisura do registro do ex-procurador-geral da Paraíba.

Em seu voto, o relator rejeitou todos as três alegações postas no pedido encaminhado à Comissão Eleitoral da Quinto: documentação comprobatória de advogado militante, filiação partidária e desincompatibilização como integrante de um conselho.

Moreira explicou que a documentação do exercício da advocacia já havia sido atestada pela Comissão Eleitoral quando do registro de candidatura por Fábio Andrade em 11 de julho passado.

Sobre a filiação, citou que a certidão anexada pelo próprio impugnante mostra que, há 15 anos, Fábio Andrade não está filiado a partido político. Segundo explicou Gustavo Moreira, mesmo que estivesse, bastava ter se desfilado antes do registro.

Sobre a permanência como membro do Conselho Penitenciário do Estado da Paraíba, foi comprovado através de certidão que o afastamento regular se deu antes mesmo do registro de candidatura.

O relator explicou que, especificamente para esse conselho, Fábio Andrade não precisaria ter saído, já que o mandato não é eletivo. Ao final da apresentação, orientou pela rejeição do pedido de impugnação.

Já Fábio Andrade fez questão de apresentar a própria defesa ao conselho. “Inúmeros colegas falaram comigo nos últimos dias, se apresentando e se oferecendo para estar aqui, nessa tribuna, para fazer essa defesa. Agradeci a todos eles dizendo que o compromisso que assumi com a advocacia de paraibana no dia 11 de julho, aqui na calçada da OAB, foi de que, se eu for desembargador, a advocacia terá voz ativa e altiva na defesa das suas prerrogativas. Portanto, não poderia deixar de defender a minha própria prerrogativa de advogado de candidato e é por isso que faço a minha defesa”, declarou Fábio Andrade.

Ao elogiar os membros da comissão que analisaram sua comprovação profissional, Fábio Andrade arrematou: “Nada que fiz na minha vida, me envergonhou. Tudo que fiz na minha vida foi com ética, com dedicação, com respeito aos colegas e aos meus clientes e para servir, o que eu sempre entendi, ser a minha função social enquanto homem, enquanto ser humano”.

A OAB terá direito a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. Para tanto, escolherá uma lista sêxtupla. Os advogados poderão votar em até seis nomes.

Os três advogados e três advogadas mais votados serão submetidos ao Pleno do TJPB, que escolherá três nomes. A lista tríplice será encaminhada para que o governador João Azevêdo faça a nomeação de livre escolha.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024