Em tempos de crise, o concurso público é uma das únicas saídas. A afirmação é da especialista em concursos, Isabelle Serrano. “O mercado de trabalho do setor privado, seja no segmento industrial, serviços ou comércio perdeu postos ativos de trabalho. Ao mesmo tempo que vemos os índices de desemprego aumentarem, as ofertas de emprego privado diminuírem, as obrigações do Estado aumentam, este continua com sua obrigação de garantir segurança, educação e saúde por exemplo.
“A máquina do Estado não pode parar, afinal, desta forma os serviços de obrigação do Estado seriam interrompidos. É neste cenário que acreditamos ser o concurso público uma excelente opção não para enfrentar a crise financeira, mas, para um redirecionamento eficiente de cada um quanto à sua carreira, seus projetos de trabalho. Uma solução a longo prazo, isso é que é o concurso público. Exige tempo, investimento e dedicação”, explica “O segredo é estudar, ter rotina, roteiro, cronograma, exercícios, estar atualizado, bem preparado emocionalmente, estar apto às provas físicas quando exigidas. É preciso ser bom filho, bom irmão, bom pai, boa mãe, bom amigo, bom neto. Estar de bem com a vida, receber o apoio da família, isso de fato faz uma diferença enorme. Mesmo que você já esteja estudando a um tempo, ou, não tenha estudado com tal foco nos últimos anos, mesmo que você seja um experiente em concursos, ou, nunca tenha se submetido a qualquer certame, procure um bom curso, com bons professores, existem excelentes à distância ou presenciais na cidade. Ela diz que é bom fazer um concurso da área que tenha afinidade. “perder de vista o que você pretende fazer como função pelo resto de sua vida profissional é um erro. “Muitos fazem concursos em quaisquer áreas, funções, locais. Tem edital ? Corre para cima. Estuda o programa, paga cursinho, aulão, e, grupo de estudo. Adianta ? dificilmente garanto”, diz.
A falta de foco não funciona para nada em nossa vida. O candidato deve ter uma relação de amor com o concurso de seus sonhos. Uma relação de confiança, que se fortalece na repetição, na insistência, na força diária, no preparo. Muitos candidatos, preparados, capacitados não conquistam sua aprovação, mesmo após vários concursos, provas, cursos, o que leva muitos a desistir não por cansaço mas pelo equivoca do sentimento da “vergonha”, por sentir-se “fracassado”, o que é um engano. O candidato que traça o seu objetivo o alcança em menor tempo”.
Redação