Na manhã desta quinta, duas semanas depois do Governador Ricardo Coutinho assinar solenemente a ordem de serviços para construção da Estrada Umbuzeiro- Natuba, eis que o CMDRS- Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, em sua terceira reunião ordinária do ano recebe comitiva governamental, integrada por dirigentes e técnicos do COOPERAR, EMATER, e EMEPA, para exporem sobre as políticas públicas que estes órgãos podem apoiar o desenvolvimento local , e, principalmente, ouvirem dos integrantes do conselhos as suas demandas, orientando de que forma estas podem ser concretizadas em projetos a serem submetidos ao COOPERAR.
Estiveram presentes o Engº Agrº Roberto Vital, Gestor do Projeto COOPERAR , Dr. Erasmo Lucena, Diretor Técnico da EMATER e o Presidente da EMEPA,Dr. Manoel de Almeida Duré. Além do Prefeito Luizinho Filho e seus auxiliares, estavam presentes também o Chefe do Escritório Local da EMATER, Dr. Edival , a Chefe do Escritório Regional do COOPERAR, Engª Agrª Aparecida Campos e Dr. Aresque Machado, integrante do Comitê Gestor dos Projetos APL BNDES/FUNCEP, que tem um projeto em implantação junto a COPAN, com o qual adquiriu uma câmara e caminhão frigoríficos.
Depois das exposições e esclarecimentos foram identificadas demandas seguintes :a) Estrutura logística e operacional para 22 mulheres que fazem artesanato em fibra da bananeira, Novos Equipamentos para expansão da processadora de frutos da COOPAN/Cooperativa Agrícola de Natuba, cujos dirigentes incentivados pelas informações das possibilidades colocadas pelo COOPERAR e EMEPA, buscará forma de propor também apoio para implantação de unidades demonstativas de cultivares modernos de uva e/ou maçãs, cujas variedades desenvolvidas e testadas pelo sistema EMBRAPA, noutras áreas de microclima tropical do Nordeste, está apresentando produtividade de até 15 t/ha
Os representantes de outras associações que ainda não tinham posição firme da sua demanda foram orientadas a aprofundar as discussões com seus associados, à luz das informações ora prestadas, para apresentarem na próxima reunião em 13/03. E, isto seria uma expansão do que a EMEPA já vem conduzindo em Natuba, mediante uma Unidade demonstrativa de uva sem sementes, conforme exposição oral de Dr. Duré
Ao final todos ficaram satisfeitos com os resultados e encaminhamentos, na certeza do empenho do governo Ricardo Coutinho em contribuir para que depois da integração de Natuba a malha viária pavimentada do Estado da Paraiba dê-se não somente a melhoria do fluxo viário, mas, sobretudo melhore e se consolide a expansão do fluxo sociológico, que atualmente dá-se predominantemente no sentido de Pernambuco. E para isto os projetos produtivos e a demanda por serviços e insumos que estes induzirão, se constituirão em segmento importante desse processo.
Assessoria
I. Introdução à Importância das Habilidades Linguísticas no Mercado de Trabalho Global No mundo interconectado…
A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…