Categorias: Paraíba

Cooperar garante a construção de 3 mil cisternas

PUBLICIDADE

Pedreiros, serventes e agricultores de 19 comunidades de São José dos Ramos, Itabaiana, Gurinhém e Salgado de São Félix serão capacitados, na próxima semana, para construção de cisternas, do tipo tela em alambrado. Os reservatórios são mais resistentes do que os de placas, considerados tradicionais.  A capacitação será coordenada pelo Projeto Cooperar, que já garantiu a construção de mais de três mil cisternas em todo Estado.

 

A tecnologia aplicada para a construção das cisternas foi desenvolvida pela Articulação do Semi-árido (Asa), de Petrolina, em parceria com a Embrapa. A cisterna de tela de alambrado é menos vulnerável à contaminação e mais simples de serem construídas. “Elas também são mais seguras. No Haiti, onde existem os dois tipos de cisterna, a de tela de alambrado ficou intacta quando houve o último terremoto. As de placa foram destruídas”, compara o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital.

 

Segundo ele, o consultor que coordenou a introdução das cisternas de alambrado no Haiti é o mesmo que está disponibilizando ao Governo da Paraiba, por meio do Cooperar, este tipo de tecnologia. Trata-se do paraibano Aderaldo Souza. “Para cada cisterna, com capacidade para 16 mil litros de água, o Cooperar libera R$2,6 mil, uma melhoria para a segurança hídrica das famílias rurais, neste momento de emergência por causa da estiagem”, completa o gestor.

 

No assentamento Nova Conquista, em São José dos Ramos, 78 famílias serão beneficiadas com a construção das cisternas. Uma delas é a de Robson Moreira de Oliveira, que mora com 13 pessoas. “Nós só temos quatro cisternas de placas para toda comunidade e a construção dessas de alambrado gera boas expectativas. Tem gente que pensa até em agricultura de subsistência nas áreas próximas às novas cisternas”, disse.

 

Até agora, o Projeto Cooperar já liberou recursos para a construção de mais de três mil cisternas do tipo tela de alambrado, beneficiando cerca de 100 comunidades. Elas estão comprando o material, por licitação pública monitorada pelo Cooperar, e agora vão participar de treinamento para a execução das obras. São aproximadamente R$8 milhões garantidos para a construção das cisternas em todo o Estado.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Senadora Daniella avalia que saída de João do governo não é certa e mantém pré-candidatura à reeleição

A senadora Daniella Ribeiro afirmou que pretende disputar a reeleição ao Senado nas Eleições de…

23 de janeiro de 2025

Vereador Marcílio do HBE nega convite para secretaria, mas se diz disponível para missão na gestão de Cícero Lucena

O vereador Marcílio do HBE (Republicanos) negou ter recebido qualquer convite formal do prefeito de…

23 de janeiro de 2025

Chuvas fortes deixam quatro açudes sangrando no Cariri e no Sertão da Paraíba e Boqueirão ultrapassa 52% de sua capacidade

Chuvas e água em abundância. Quatro açudes da Paraíba estão sangrando após o volume de chuvas…

23 de janeiro de 2025

Dupla suspeita de envolvimento com tráfico e venda de munições é presa no Litoral Norte da Paraíba

Uma operação da Polícia Civil realizada nesta quinta-feira (23) no município de Mamanguape, Litoral Norte…

23 de janeiro de 2025

Suspeitos de matar jovem no bairro do Cristo, em JP, são presos horas após crime

Menos de oito horas após um homicídio ocorrido no bairro do Cristo, em João Pessoa,…

23 de janeiro de 2025

GUERRA DE FACÇÕES: Homem é morto a tiros na tarde desta quinta no Cristo, em João Pessoa

Na tarde desta quinta-feira (23), Leandro Nogueira, de 34 anos, foi assassinado a tiros na…

23 de janeiro de 2025