A Defesa Civil de João Pessoa emitiu um alerta nesta segunda-feira (14) sobre a possibilidade de chuvas intensas atingirem a cidade nos próximos dias. A informação foi repassada após uma reunião técnica realizada com a participação de especialistas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Serviço Geológico do Brasil.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Kelson Chaves, os estudos meteorológicos conduzidos por várias universidades indicam que toda a região Nordeste será afetada pelas chuvas. “Nossa cidade está por receber também as chuvas previstas. Talvez em menor intensidade, no entanto, todo o sistema de proteção e Defesa Civil de João Pessoa, por orientação dos órgãos de meteorologia, permanecerá em estado de atenção monitorando as áreas de risco, ou seja, os rios que cortam a cidade, os pontos de alagamentos e inundações causadas por transbordamentos e, bem assim, as barreiras e encostas, caso ocorra alguma enxurrada e, naturalmente, acúmulo de água”, destacou Kelson.
Ele reforçou a importância de os cidadãos evitarem situações de risco. “A recomendação é de não se arriscar diante dessas situações. Estamos prontos para servir pelo telefone 199, pelo WhatsApp (83) 98831-6885 ou pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. A Prefeitura de João Pessoa e a sua Defesa Civil agradecem a compreensão de todos.”
Além das orientações da Defesa Civil, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) divulgou uma cartilha com dicas importantes para motoristas em dias de chuva:
- Acione os faróis: garanta boa visibilidade.
- Mantenha as duas mãos no volante: maior controle do veículo.
- Certifique-se de que os pneus estão em bom estado: evite acidentes.
- Vá sem pressa para evitar freadas bruscas e aquaplanagem.
- Mantenha uma distância segura do veículo da frente.
Em caso de urgências no trânsito, a Semob-JP disponibiliza o telefone (83) 98760-2134. A Prefeitura reforça a necessidade de atenção e cuidado redobrado para prevenir acidentes e proteger vidas.