Categorias: Paraíba

Corpo de Bombeiros comemora 98 anos

PUBLICIDADE

 O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) comemora, nesta terça-feira (9), 98 anos de criação e anuncia a aquisição de sete viaturas do tipo Auto Bomba Tanque (ABTs), utilizadas para o combate a incêndio. Os veículos vão estar expostos para a população durante a solenidade em alusão ao aniversário da corporação, que acontece nesta quinta-feira (11), no pátio do Espaço Cultural José Lins, na Capital.

 

Na ocasião, também serão homenageadas 25 autoridades, entre civis e militares, com a medalha de Serviços Distintos, destinada a agraciar aqueles que tenham contribuído para o crescimento da corporação. Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, a data comemorativa marca um período de contínua modernização da corporação, com a ampliação dos serviços, capacitação de pessoal e aquisição de equipamentos de moderna tecnologia.

 

As novas ABTs demandaram um investimento de quase R$ 3,8 milhões, viabilizados pelo Governo do Estado. “As viaturas proporcionarão uma renovação e um reforço no serviço de combate a incêndio, além de viabilizar a manutenção da parte mecânica e estrutural das viaturas já existentes e que precisam dessa revisão”, comentou. Além das sete ABTs adquiridas, mais duas serão recebidas por doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

 

Até julho deste ano, também chegarão para a corporação 28 motocicletas de alta potência para o reforço das atividades de fiscalização e principalmente de resgate. As motos dão uma maior operacionalidade ao serviço emergencial de primeiros socorros, já que possuem mais mobilidade.

 

“Todos esses investimentos são essenciais para que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba acompanhe a modernização dos equipamentos tecnológicos e veículos utilizados nas ocorrências. Eles significam um avanço, pois qualificam continuamente nossos serviços”, completou o comandante geral.

 

História – O Comando do Corpo de Bombeiros foi criado em 1917, através do decreto estadual de número 844. Na época, a corporação funcionava como uma seção ligada à Força Pública Estadual (antiga Polícia Militar) e ainda não contava com instalações próprias. Um ano após a fundação, em 1918, a instituição ganhou um quartel próprio, na esquina da rua Maciel Pinheiro com a Duarte Lima. Já em 2007, a corporação conquistou a autonomia administrativa e financeira, a partir da ativação da instituição como um Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

 

Nessa mesma época, houve a ampliação dos atendimentos, que antes eram restritos ao serviço ativo de combate ao fogo e ao salvamento. Foi então consolidado o serviço de engenharia, através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), que ganhou um importante foco preventivo, com as fiscalizações aos sistemas de combate a incêndio e pânico.

 

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente em várias partes do Estado, por meio de oito batalhões e três companhias independentes, que atendem nas diversas modalidades de combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre, além de atendimento pré-hospitalar.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nikolas Ferreira: O Davi da Comunicação

Assim como o jovem Davi, em Israel, que de maneira surpreendente e quase instantânea desarticulou…

16 de janeiro de 2025

Líder governista destaca legitimidade da postulação de Galdino e garante que todos serão ouvidos na construção da chapa de 2026

O deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou nesta quinta-feira (16),…

16 de janeiro de 2025

STF mantém eleição do vereador Dinho como presidente da CMJP

O Supremo Tribunal Federal (STF), através da decisão do ministro Flávio Dino, manteve, nesta quinta-feira…

16 de janeiro de 2025

Pedro Cunha Lima aproveita tensão entre João e Adriano e abre portas da oposição para Galdino

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), um dos principais nomes da oposição na Paraíba…

16 de janeiro de 2025

Tarifas de ônibus intermunicipais na Região Metropolitana de João Pessoa será reajustada; confira valores

Após o aumento no preço da passagem do transporte coletivo na Capital paraibana, os valores…

16 de janeiro de 2025

Prefeituras e Câmaras Municipais devem enviar balancetes de dezembro de 2024 até 31 de janeiro, alerta TCE-PB

Prefeituras, Câmaras de Vereadores e Consórcios municipais têm até 31 de janeiro para enviar os…

16 de janeiro de 2025