A Paraíba o tempo todo  |

Bombeiros e Polícia Civil investigam causas do incêndio que atingiu o Engenho Triunfo

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estão investigando o que causou um incêndio de grandes, que proporções atingiu o Engenho Triunfo, na manhã deste domingo (10). Localizado na cidade de Areia, o local produz combustível e cachaça.O Triunfo produz cachaça e combustível. Além disso, é um dos principais pontos turísticos da região. A cachaça Triunfo é conhecida nacionalmente e uma das líderes do mercado.

Nesta segunda-feira (11), uma perícia deve ser feita para apontar o que provocou o incêndio, já que a causa dele ainda não foi identificada.

Em nota, o Engenho Triunfo informou que um dos quatro depósitos de cachaça foi atingido. O comunicado também garante que não houve feridos e que o fogo não atingiu a área de visitação. Por enquanto, o espaço permanece fechado e a entrada está bloqueada.

O Corpo de Bombeiros está investigando o que causou um incêndio de grandes, que proporções atingiu o Engenho Triunfo.

Uma equipe da Polícia Civil informou que também vai ao local para fazer perícia. O procedimento deve identificar se o incêndio foi criminoso ou não.

Ao todo, quatro viaturas de combate a incêndio e 20 bombeiros participaram da ação, que ainda contou com a ajuda de caminhões-pipa da região.

Ainda conforme os bombeiros, o incêndio atingiu uma área grande, onde ficam tanques cheios de álcool. Então, mesmo controlado, há risco de uma reignição por conta da alta temperatura no ambiente e do produto que foi derramado. Além disso, existem barris intactos que podem ser alcançados.

O Engenho Triunfo foi fundado no ano de 1994 e é responsável pela fabricação da cachaça que tem o mesmo nome. O estabelecimento pertence ao casal Júlia Baracho e Antônio Augusto.

Antônio comprou a primeira moenda e o primeiro alambique com uma quantia que recebeu de herança. Depois, montou, com a mulher, o que se tornou um dos principais produtores de cachaça da Paraíba.

De acordo com Júlia, eles aprimoraram a produção somente no final da década de 90, quando o professor Fernando Valadares Novaes, pesquisador especialista na produção da bebida, ministrou um curso no Bregareia, festival de cachaça e rapadura que acontece na cidade de Areia.

Hoje, o Engenho Triunfo tem a Paraíba como principal mercado, mas também abrange os mercados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de alguns estados do Sudeste. Produz mais de 500 mil litros por safra e possui diversos produtos.

O processo de produção no engenho segue os passos tradicionais da fabricação da cachaça. Em setembro do ano passado, Júlia recebeu o troféu do prêmio Passaporte Aberto, realizado pela Organização Mundial de Jornalismo Turístico (OMPT), na categoria “Melhor proposta turística”.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe