A partir de hoje (29), a programação das emissoras SBT, Record e Rede TV! não deverá mais ser transmitida pelas operadoras de TV por assinatura em algumas cidades do país. Isso porque emissoras e operadoras não chegaram a um acordo sobre o valor a ser pago para a disponibilização dos canais aos clientes.
Por enquanto, a transmissão das três emissoras só pode ser interrompida onde o sinal analógico já foi desligado. Este não é o caso da Paraíba, onde todas as emissoras ainda transmitem pelo canal analógico e simultâneamente pelo digital, até em João Pessoa. Filias da Record, SBT e Rede TV, a Correio, Tambaú e Arapuam vão continuar no ar na NET e Claro, por exemplo.
A lei que regulamenta o serviço de TV paga no Brasil determina que as operadoras devem oferecer os canais abertos, mas a obrigatoriedade acaba com a digitalização dos canais.
Com o desligamento do sinal analógico, a distribuição dos canais digitais abertos pelas operadoras de TV por assinatura passou a depender de autorização de cada emissora. Portanto, se não houver acordo, outras cidades podem ser afetadas, à medida que o desligamento analógico for feito.